A revista France Football divulgou, nesta sexta-feira (8), a tabela de pontos em que definiu a premiação Bola de Ouro para o meio-campista Rodri, do Manchester City, superando o craque Vinicius Júnior, do Real Madrid.
Peça fundamental do City na última temporada, Rodri ajudou o time a conquistar títulos importantes, como a Premier League, a Supercopa da Uefa e o Mundial de Clubes. Porém, o que mais pesou para o jogador ser considerado o melhor do mundo foi a conquista da Eurocopa pela seleção espanhola. Além de ser campeão do torneio, Rodri também foi eleito o melhor jogador da competição.
Vinicius Júnior fez 1,129 pontos, contra 1,170 de Rodri, sendo considerada uma das menores diferenças da história da competição. O brasileiro esteve na lista de mais jurados do que Rodri, que ficou com o prêmio.
Veja a lista abaixo:
Entenda os critérios
A decisão para o jogador que recebe a Bola de Ouro é feita através de uma lista inicialmente escolhida pelo jornal "L'Équipe" e Luís Figo, embaixador da Uefa. Após isso, 30 nomes são enviados para jornalistas especializados de 100 países.
Cada profissional de imprensa precisa separar 10 e colocar em ordem do seu favorito para somar os pontos. Por exemplo, o primeiro lugar conquista 15 pontos e os outros colocados com pontuação menor, respectivamente. Dessa forma, o atleta que conseguir a maior soma de pontos, é eleito o melhor jogador do mundo.
Segundo os organizadores, os critérios para os jornalistas colocaram seus respectivos nomes em primeiro lugar é: “desempenho individual”, “desempenho e conquistas” e “classe e jogo limpo”. O critério de desempate é o atleta que mais vezes ficou na primeira colocação.