Será conhecido nesta segunda-feira (28), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, quem será eleito o melhor jogador do planeta e receberá a Bola de Ouro.
Um dos principais favoritos ao prêmio é o atacante Vinicius Júnior, principal protagonista na temporada do Real Madrid, com 24 gols e 11 assistências em 39 partidas, além dos títulos da Champions League e de La Liga.
Mas, para um brasileiro voltar a vencer o troféu após 17 anos de jejum, Vini Jr precisará desbancar nomes importantes no mundo do futebol.
Rodri – Manchester City
O meio-campista espanhol talvez seja o maior adversário de Vini na luta pela Bola de Ouro, pois foi a temporada com o maior número de gols na carreira, com nove, e 13 assistências. O jogador é peça chave no time de Pep Guardiola, campeão da Premier League.
Pela seleção da Espanha, Rodri viveu grande temporada ao conquistar o título da Eurocopa e ser eleito o melhor jogador da competição, mesmo com apenas um gol marcado.
Jude Bellingham – Real Madrid
Protagonista do Real Madrid ao lado de Vini Jr, o meia-atacante chegou ao clube com status de craque e conseguiu comprovar o dinheiro investido. Em 42 partidas na temporada, foram 23 gols e 13 assistências. Assim como Rodri, foi a temporada com o maior número de gols na carreira.
Pela Inglaterra, foi à final da Eurocopa, mas acabou derrotado para Espanha. Bellingham fez um bonito gol de bicicleta contra a Eslováquia que ficou marcado na competição.
Kylian Mbappé – PSG
Artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols, Mbappé terminou a temporada com 48 jogos, 44 gols e 10 assistências. O atacante levantou as taças de campeão da Ligue 1 e Copa da França.
Pela seleção, porém, a temporada não foi tão boa. Apesar da França chegar até a semifinal, Mbappé teve o desempenho afetado por conta de uma fratura no nariz.
Lautaro Martínez – Inter de Milão
Outro Sul-americano na busca pela Bola de Ouro, Lautaro Martínez ganhou apoio do técnico Lionel Scaloni, da Argentina, para ganhar o prêmio. Em toda temporada, foram 60 jogos, 30 gols e quatro assistências.
O que pesa favoravelmente para o atacante é o bom desempenho pela Seleção Argentina. O jogador foi o artilheiro (5 gols) Copa América, torneio em que se consagrou campeão. Ele também foi o artilheiro do título da Inter do Campeonato Italiano (24), e levantou a taça da Supercopa da Itália.
Saiba quem são todos os indicados ao prêmio:
- Jude Bellingham (Inglaterra/Real Madrid)
- Ruben Días (Portugal/Manchester City)
- Phil Foden (Inglaterra/Manchester City)
- Federico Valverde (Uruguai/Real Madrid)
- Emiliano Martínez (Argentina/Aston Villa)
- Nico Williams (Espanha/Athletic Bilbao)
- Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
- Granit Xhaka (Suíça/Bayer Leverkusen)
- Artem Dovbyk (Ucrânia/Roma)
- Dani Olmo (Espanha/Barcelona)
- Vinicius Júnior (Brasil/Real Madrid)
- Rodri (Espanha/Manchester City)
- Erling Haaland (Noruega/Manchester City)
- Kylian Mbappé (França/Real Madrid)
- Martin Odegaard (Noruega/Arsenal)
- Florian Wirtz (Alemanha/Bayer Leverkusen)
- Mats Hummels (Alemanha/Borussia Dortmund)
- Harry Kane (Inglaterra/Bayern de Munique)
- Declan Rice (Inglaterra/Arsenal)
- Vitinha (Portugal/PSG)
- Cole Palmer (Inglaterra/Chelsea)
- Dani Carvajal (Espanha/Real Madrid)
- Lamine Yamal (Espanha/Barcelona)
- Bukayo Saka (Inglaterra/Arsenal)
- Hakan Çalhanoglu (Turquia/Inter de Milão)
- William Saliba (França/Arsenal)
- Lautaro Martínez (Argentina/Inter de Milão)
- Antonio Rudiger (Alemanha/Real Madrid)
- Ademola Lookman (Nigéria/Atalanta)
- Alejandro Grimaldo (Espanha/Bayer Leverkusen)
Veja abaixo galeria de fotos do atacante Vinicius Júnior: