Acabou a espera. A France Football irá revelar, nesta segunda-feira (28), às 16h (horário de Brasília), no Théâtre du Châtelet, em Paris, na França, o nome do atleta que receberá a Bola de Ouro – melhor jogador do mundo.
Um dos principais favoritos ao prêmio é o atacante Vinicius Júnior, grande protagonista na temporada do Real Madrid, com 24 gols e 11 assistências em 39 partidas, além dos títulos da Champions League e de La Liga. Porém, segundo o jornalista Fabrizio Romano, o jogador e a delegação do clube espanhol sequer viajarão a Paris para a cerimônia desta tarde por um motivo: o camisa 7 não vencerá o prêmio nesta temporada.
Quem surge forte na disputa é o volante Rodri, do Manchester City, que viveu sua melhor temporada na carreira com maior número de gols (9) e 13 assistências, além do título da Premier League.
Pela seleção da Espanha, Rodri foi fundamental ao conquistar o título da Eurocopa e ser eleito o melhor jogador da competição, mesmo com apenas um gol marcado.
Entenda os critérios para o prêmio:
A decisão para o jogador que recebe a Bola de Ouro é feita através de uma lista inicialmente escolhida pelo jornal "L'Équipe" e Luís Figo, embaixador da Uefa. Após isso, 30 nomes são enviados para jornalistas especializados de 100 países.
Cada profissional de imprensa precisa separar 10 e colocar em ordem do seu favorito para somar os pontos. Por exemplo, o primeiro lugar conquista 15 pontos e os outros colocados com pontuação menor, respectivamente. Dessa forma, o atleta que conseguir a maior soma de pontos, é eleito o melhor jogador do mundo.
Segundo os organizadores, os critérios para os jornalistas colocaram seus respectivos nomes em primeiro lugar é: “desempenho individual”, “desempenho e conquistas” e “classe e jogo limpo”. O critério de desempate é o atleta que mais vezes ficou na primeira colocação.
Veja abaixo galeria de fotos do atacante Vinicius Júnior: