Logo após a demissão do técnico Fernando Diniz, que ocorreu na tarde de ontem (1), diversos treinadores aparecerem como opções para comandar o Tricolor paulista. O nome de André Villas-Boas ganhou ainda mais força nos bastidores, após o português anunciar na manhã de hoje que pediu demissão do comando do Olympique de Marselha, da França. Mas quem é Villas-Boas, cotado para assumir o São Paulo?
Luís André Pina Cabral Villas-Boas, de 43 anos, chegou a tentar ser um jogador de futebol profissional. Sem muito sucesso ainda como atleta, aos 23 anos se tornou olheiro do Porto, e passou por diversos clubes da Europa na mesma posição. Villas-Boas teve como seu mentor José Mourinho, onde fez parte da comissão técnica do ‘Special One’ como auxiliar no FC Porto, Chelsea e Inter de Milão, ganhando experiência e bagagem na carreira. Foi quando em 2010 ganhou sua primeira oportunidade como treinador, no Academica de Coimbra, onde fez um bom trabalho.
Você viu?
Na temporada 2010/11, foi chamado pelo Porto para comandar a equipe, e lá seu nome ganhou fama na Europa, conquistando pelo time português o campeonato nacional, a Taça de Portugal, Liga Europa e a supertaça de Portugal.
Com seu início surpreendente como técnico, Villas-Boas foi contratado pelo Chelsea na temporada seguinte. Pelo clube londrino não teve tanto sucesso, sendo demitido por apresentar um desempenho abaixo da média e deixar um clima ruim por “bater de frente” com estrelas do elenco, como Frank Lampard, Essien e Drogba, que não gostavam dos métodos do treinador e reclamavam por ficarem na reserva.
Em entrevista concedida ao Fox Sports em novembro do ano passado, Villas-Boas falou que quase chegou a comandar o São Paulo. O fato em questão aconteceu em 2012, após sua demissão do Chelsea.
Ainda na Inglaterra, o português fez um bom trabalho no Tottenham. Depois, treinou o Zenit e o Shangai SIPG antes de chegar ao Marselha, onde completou recentemente sua 2ª temporada na equipe francesa.
André Villas-Boas soma 353 jogos como treinador, colecionando 211 vitórias, 74 empates e apenas 68 derrotas.