Sorteio das Eliminatórias da Euro 2020 aconteceu ainda no final de 2018 e definiu os chaveamentos
Reprodução/@UEFAEURO
Sorteio das Eliminatórias da Euro 2020 aconteceu ainda no final de 2018 e definiu os chaveamentos

Nesta quinta-feira, começa a disputa das Eliminatórias da Euro. Na atual edição, esta fase de classificação terá algumas mudanças, deixando de ser única e passando representar apenas o primeiro passo para os países que brigam pelas vagas na Eurocopa de 2020.

Esta é apenas uma das mudanças que as Eliminatórias da Euro sofrerão em 2019. Antes, os vencedores de cada grupo garantiam vagas diretas na competição final, enquanto os melhores  3° colocados se enfrentavam em sistema de mata-mata em uma repescagem para definir os últimos classificados.

Leia também: Mãe de Rabiot afirma que jogador é feito de refém pelo PSG e alfineta Neymar

Agora, esta segunda etapa será substituída pela Liga das Nações , que teve sua primeira edição ainda em 2018 e será decidida entre Portugal, Suíça, Holanda e Inglaterra no próximo mês de junho.

Cada Liga (A,B,C e D) terá direito a uma vaga nesta segunda disputa. Participarão os quatro países melhores ranqueados que não tiverem conseguido classificação pelas Eliminatórias. Será uma disputa também de mata-mata, com semifinal e final. Os vencedores estarão na Euro 2020.

Meio confuso, certo? Infelizmente, as dúvidas só serão sanadas após as Eliminatórias, quando surgirem os primeiros classificados e os nomes dos países que terão direito a disputar essa "segunda chance" via Liga das Nações .

Análise dos grupos - Eliminatórias da Euro 2020

Apesar do regulamento um pouco confuso, a atual edição das Eliminatórias começa com os favoritos bem definidos dentro de cada grupo. A divisão nos potes do sorteio deixou a briga bastante dividida e são poucas as chances de zebras, pelo menos em teoria.

Ao todo, são 55 equipes divididas em dez grupos, sendo cinco com cinco equipes e cinco com seis equipes. Em quatro dos grupos de cinco seleções, os cabeças de chave serão os países que disputam a fase final da Liga das Nações (Portugal, Suíça Holanda e Inglaterra), que assim terão tempo de realizar todos os jogos das eliminatórias e os mata-matas da liga.

Grupo A - Inglaterra, República Tcheca, Bulgária, Montenegro e Kosovo

Conheça os países do Grupo A das Eliminatórias da Euro 2020
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça os países do Grupo A das Eliminatórias da Euro 2020


Favoritas - Inglaterra e República Tcheca

Quarta colocada no último mundial e classificada para a fase final da Liga das Nações , a Inglaterra surge como a principal candidata a ficar com a primeira posição do grupo. Com um elenco forte, jovem e agora já um pouco mais experiente, o país deve ter até alguma tranquilidade para ficar em primeiro lugar.

Leia também: Ultras da Inter de Milão são condenados por morte de torcedor na Itália

Já a segunda posição deve ficar com a República Tcheca. Apesar de ter perdido a vaga na repescagem da última Eliminatória para a Copa de 2018 para a Irlanda do Norte, a equipe só precisará tomar cuidado com a boa fase de Montenegro, que tem bons valores e pode complicar o caminho dos tchecos.

Surpresa - Montenegro

Dificilmente a equipe montenegrina conseguirá tirar pontos dos ingleses. Assim, deve apostar nos confrontos diretos com a República Tcheca para sonhar com a segunda posição. Contando com alguns bons valores no setor defensivo e no ataque, como Savic e Jovetic, pode ser uma grata surpresa no grupo.

Grupo B - Portugal, Ucrânia, Sérvia, Lituânia e Luxemburgo

Conheça as equipes do Grupo B das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo B das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Portugal e Sérvia

Atual campeão, Portugal conta com um elenco renovado, cheio de peças novas e interessantes, e não deve ter grandes dificuldades para ser líder. Cristiano Ronaldo segue sendo o principal nome, mas agora acompanhados de craques que vivem bom momento, como Bernardo Silva, Diogo Jota e João Félix.

Rival do Brasil na Rússia 2018, a seleção da Sérvia promete brigar pela segunda posição. Com um time recheado de bons valores individuais, como Kolarov, Tadic, Matic, Milinkovic-Savic e Mitrovic, os sérvios sonham, inclusive, com o primeiro lugar da chave. Tudo dependerá dos dois confrontos com Portugal. Se sair viva, terá chance de batalhar pela ponta da tabela.

Surpresa - Ucrânia

Os ucranianos, que acabaram ficando de fora da última Copa, esperam não repetir a última edição das Eliminatórias e ter vida mais tranquila. Para isso, o técnico Andriy Shevchenko conta com boas peças, inclusive alguns brasileiros, como Marlos e o recém-naturalizado Junior Moraes.

Grupo C - Holanda, Alemanha, Irlanda do Norte, Estônia e Bielorrúsia

Conheça as equipes do Grupo C das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo C das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Holanda e Alemaha

Com o moral lá no alto, e impulsionada por uma boa safra de novos atletas, a Holanda chega para manter o bom momento iniciado na Liga das Nações , onde é uma das semifinalistas. Para isso, conta com a mescla de "veteranos", como Depay, Van Dijk, Strootman e Babel, e jovens craques, como De Ligt, De Vrij e Frank De Jong, o mais novo reforço do Barcelona.

Já os alemães chegam em momento completamente oposto. Após a pífia participação na Copa de 2018, quando foi eliminada ainda na primeira fase, e o rebaixamento na Liga das Nações , o técnico Joachim Low promoveu uma reformulação, abriu mão de veteranos, como Muller, Hummels e Boateng, e aposta em um novo recomeço para conseguir a classificação.

Surpresa - Irlanda do Norte

Bem mais distante das duas principais forças da chave, a Irlanda do Norte tentará repetir o feito alcançado nas Eliminatórias para o último mundial, quando ficou em segundo lugar em um grupo com a própria Alemanha, a República Tcheca e a Noruega. Porém, sabe que a tarefa não é fácil e deve mesmo lutar para ficar com uma das vagas vindas da Liga das Nações .

Grupo D - Suíça, Dinamarca, Irlanda, Geórgia e Gibraltar

Conheça as equipes do Grupo D das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo D das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Dinamarca e Suíça

Depois de uma boa campanha na última Copa do Mundo, quando caiu nas oitavas de final no duelo contra a vice-campeã Croácia apenas nas penalidades, a seleção dinamarquesa aposta nos valores individuais para ficar com a primeira posição. Christian Eriksen, meia do Tottenham, e Yussuf Poulsen, atacante do Red Bull Leipzig, devem ser os protagonistas.

Leia também: Pai de Neymar revela bastidores da conquista do ouro olímpico em 2016

Já a Suíça, rival do Brasil no mundial da Rússia 2018, conta com atletas do nível de Granit Xhaka e Xherdan Shaqiri, além de apostar na boa fase do goleador do Benfica Haris Seferovic, para ficar com a segunda vaga no grupo. A consistência defensiva e jogo mais forte continuam sendo as principais armas dos suíços.

Surpresa - Irlanda

Depois de surpreender e ficar com a vaga na repescagem das Eliminatória Europeias para a Copa de 2018 em um grupo que tinha Sérvia, País de Gales e Áustria, os irlandeses buscam repetir o feito. Para isso, mudaram o comando do elenco, que agora está nas mãos de Mick McCarthy, mas devem manter o estilo defensivo de "jogar por uma bola".

Grupo E - Croácia, País de Gales, Eslováquia, Hungria e Azerbaijão

Conheça os times do Grupo E das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça os times do Grupo E das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Croácia e País de Gales

Atual vice-campeã do mundo, a Croácia passa por um momento de reformulação e de baixa. Após o mundial, Subasic, Mandzukic e Corluka anunciaram suas aposentadorias, o que culminou na queda de divisão na Liga das Nações . Apesar disso, os croatas seguem fortes e com um elenco estrelado, contando com craques como Rakitic, Modric e Perisic.

Eliminado ainda nas fase de grupos das Eliminatórias para a Copa de 2018, o País de Gales quer deixar no passado a fraca campanha e se apoia em Gareth Bale para avançar em 2019. O astro do Real Madrid dividirá a responsabilidade de comandar a equipe com Aaron Ramsey. Sob o comando do astro Ryan Giggs, a mescla entre jovens e veteranos pode dar liga.

Surpresa - Eslováquia

Rebaixada para a "terceira divisão" na Liga das Nações , a Eslováquia segue tendo Marek Hamsik como sua única e maior estrela no elenco. A expectativa é de que não consiga fazer frente para as duas principais forças do grupo e tenha que brigar com a Hungria pela terceira posição.

Grupo F - Espanha, Suécia , Noruega, Romênia, Ilhas Faroe e Malta

Conheça as equipes do Grupo F das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo F das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Espanha e Suécia

Após campanha fraca no mundial de 2018 e a não classificação na Liga das Nações , a Espanha aposta em seu estrelado elenco para voltar ao caminho das glórias. Apesar da aposentadoria de alguns atletas, como David  Silva, Piqué e Busquets, o técnico Luis Enrique segue com uma lista grande de estrelas disponíveis, desde De Gea e Arrizabalaga para o gol, até Asensio, Rodrigo e Morata para o setor ofensivo.

Já a Suécia entra como segunda força e bem deslocada do restante dos integrantes. Após a boa participação na Rússia, quando só foi eliminada nas quartas pela Inglaterra, a equipe vai manter a aposta no jogo mais físico e nas bolas aéreas, sempre aproveitando a alta estatura dos atletas selecionáveis. 

Surpresa - Noruega

Apesar das atuações abaixo da média nas Eliminatórias para a Copa de 2018, a Noruega chega com ânimo renovado para a disputa. Campeões incontestável do Grupo 3 na "Série C" da Liga das Nações, os noruegueses terão a chance de provar que ainda podem apresentar um bom futebol. Para isso, terão que fazer dos jogos com a Suécia uma verdadeira guerra, uma vez que o enfrentamento com a Espanha deve ser muito complicado e os outros rivais não assustam.

Grupo G - Polônia, Áustria, Israel, Eslovênia, Macedônia e Letônia

Conheça as equipes do Grupo G das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo G das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Polônia e Áustria

Apesar da fraquíssima campanha na Rússia, onde acabou em último em um grupo que tinha Japão, Colômbia e Senegal, a Polônia surge como a favorita no grupo principalmente por não ter concorrentes fortes.

Mesmo a Áustria, que em outros momentos poderia rivalizar na briga pela primeira posição,  vive momento ruim: ficou apenas na quarta posição nas últimas Eliminatórias para a Copa do Mundo e viu a Bósnia sagrar-se campeã do Grupo 3 da Série B da Liga das Nações , o que a manteve longe da elite.

Assim, não é difícil imaginar que uma dupla formada por Robert Lewandowski e Krzysztof Piatek tenha dificuldades para marcar seus gols e garantir vitórias, deixando a vida dos poloneses bem tranquila. Já a Áustria terá que cuidar para evitar novo vexame, uma vez que a Eslovênia vive momento ainda pior, mas pode surgir como zebra. Vale ficar de olho!

Grupo H - França, Islândia, Turquia, Albânia, Moldávia e Andorra

Conheça as equipes do Grupo H das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo H das Eliminatórias da Euro

Favoritas - França e Turquia ou Islândia

A atual campeã do mundo. Só com esta referência já é possível apontar os franceses como os principais favoritos a ficar com a liderança do grupo, e até com alguma folga. Com seus principais jogadores vivendo excelente fase, como Pogba, Griezmann e Mbappé, os comandados de Didier Deschamps podem até alcançar os 100% de aproveitamento, em um grupo que não oferece rivais à altura.

E a explicação para esse abismo entre franceses e o restodos integrantes é bastante simples: Turquia e Islândia, que poderiam rivalizar com os campeões do mundo, vivem momentos péssimos. As duas foram rebaixadas em seus grupos na Liga das Nações e já não atravessam seus melhores dias nos gramados. 

Leia também: Eliminatória sul-americana para o Mundial sub-17 começa nesta quinta-feira

Entre as duas, a Islândia é quem tem mais chance de aparecer ao final na segunda posição. Para isso, basta que consiga recuperar o bom futebol apresentado nas Eliminatórias da Euro 2016 e da Copa do Mundo de 2018, quando foi uma das sensações.

Grupo I - Bélgica, Rússia, Escócia, Chipre, Cazaquistão e San Marino

Conheça as equipes do Grupo I das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo I das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Bélgica e Rússia

Terceira colocada no Mundial de 2018, a Bélgica chega para mais uma disputa confiando em sua geração de craques. Sob o comando de Roberto Martinez, Courtois, Kompany, Hazard, De Bruyne, Tielemans, Lukaku e companhia devem passear tranquilos. Não será surpresa se conseguirem fechar com 100% de aproveitamento.

Já os anfitriões da última Copa aparecem como a segunda força dentro do grupo. Após as boas atuações no mundial, eliminando inclusive a favorita Espanha e sendo eliminada apenas nos pênaltis pela Croácia, a Rússia aposta em uma renovação bem feita do elenco e em Dzyuba, seu principal artilheiro e grande esperança de gols.

Surpresa - Escócia

Promovida para a Série B na Liga das Nações , a Escócia chega com moral para participar das Eliminatórias da Euro 2020. Após sofrer em grupos pesados nas duas últimas edições, os escoceses têm a chance de retornar ao torneio após 24 anos. Para isso, vão apostar em um jogo mais físico e colocar todas as fichas nos dois confrontos com os russos, com quem devem brigar pela segunda posição no grupo.

Grupo J - Itália, Bósnia, Finlândia, Grécia, Armênia e Liechtenstein

Conheça as equipes do Grupo J das Eliminatórias da Euro
Reprodução/@UEFAEURO
Conheça as equipes do Grupo J das Eliminatórias da Euro

Favoritas - Itália e Bósnia

Depois do fiasco de ficar fora da Copa de 2018, a Itália passou por uma forte reformulação: trocou de técnico, trocou de jogadores, trocou até mesmo de estilo. Agora, o técnico Roberto Mancini aposta na mistura de jovens promissores, como Cutrone, Chiesa, Zaniolo e Kean, com a experiência de veteranos como Chiellini, Bonucci, De Rossi e Quagliarella. Uma combinação que tem tudo para dar certo e garantir a vaga aos italianos.

Vivendo bom momento, a Bósnia pinta como segunda força do grupo após conseguir boa classificação e subida de divisão na Liga das Nações . Edin Dzeko, da Roma, continua sendo a principal fonte de gols, mas é Miralem Pjanic quem deve ser o principal destaque bósnio. O meia tem sido um dos bons nomes da Juventus nesta temporada e dever o "motorzinho" que levará a Bósnia adiante nos confrontos.

Surpresa - Grécia

Distante dos holofotes desde a conquista da Euro de 2004, a Grécia busca recuperar seu bom futebol. A conquista do acesso na Liga das Nações fez com que o país deixasse para trás a frustração com a eliminação na repescagem da última Copa, quando caiu para a Croácia, e chegasse nas Eliminatórias da Euro  sonhando com a vaga. Entre os destaques, Mitroglou segue como a principal arma no ataque, enquanto Papastathopoulos é o "xerifão" na defesa.

Leia também: Inter de Milão é punida por coros racistas contra Franck Kessié, do Milan

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!