Carol Meligeni também aposta na garra para levar o ouro no Pan
Gaspar Nóbrega/Inovafoto/COB
Carol Meligeni também aposta na garra para levar o ouro no Pan

Os Jogos Pan-Americanos 2019 começaram nesta quarta-feira (24), e para a família Meligeni, esta edição terá um gostinho especial. Comemorando16 anos de sua medalha de ouro, Fernando vê sua sobrinha Carol ser convocada para representar o Brasil em Lima, no Peru.

Leia também: Da periferia de SP aos EUA: Como o tênis transformou a vida de um brasileiro

Assim como o tio, Carolina Meligeni também é tenista, e representará o esporte lutando por uma medalha junto a mais cinco tenistas brasileiros. Outra semelhança entre os dois é o estilo de jogo sempre aguerrido, que desta vez será sentido também das arquibancadas.

"A torcida pra Carol vai ser gigantesca, estou tentando ir assisti-la, e lógico, a torcida vai ser totalmente diferente. Quando você torce para o Brasil ou alguém, você torce de uma maneira diferente. Torcer para um familiar é totalmente inusistado e maluco, a sensação é muito louca", disse Fernando Meligeni em entrevista ao iG Esporte .

"Nunca torci para um familiar meu em um campeonato tão importante quanto o os Jogos Pan-Americanos, que tem tanta lembrança quanto tem pra mim. Espero que ela consiga seu melhor, jogue o melhor possível e conquiste seus sonhos. Sem pressão, mas com muita alegria e vontade de estar lá torcendo pra ela".

O ouro em Santo Domingo

Meligeni comemora o ouro em 2003
COB
Meligeni comemora o ouro em 2003

Há 16 anos, em 10 de agosto de 2003, o "Fino", como é conhecido Meligeni, vencia Marcelo Rios após quase três horas de uma partida muito emocionante, que permanece viva na memória de muitos brasileiros. O jogo marcou também a sua despedida das quadras.

"A emoção é diferente, hoje é muito mais de orgulho e lembrança. O que mais me impressiona é que 16 anos se passaram e tanto se fala ainda da minha conquista. As pessoas ainda têm na memória aquele jogo. Isso é muito legal. O carinho das pessoas e a lembrança desse jogo são o que mais me chamam a atençaõ e me deixam feliz", conta o tenista .

Leia também: Tenista Caroline Wozniacki surpreende ao revelar que sofre de doença incurável

Maior conquista da carreira?

Apesar do ouro nos Jogos Pan-Americanos ser o feito mais lembrado de sua carreira por muitos, Meligeni, que permaneceu 10 anos entre os 100 melhores tenistas do mundo, aponta outra campanha, que não terminou com título, como a mais importante de sua trajetória no tênis.

"As pessoas deram uma importância gigantesca ao Pan , e eu respeito muito isso, mas 'tenisticamente' falando eu botaria a semifinal de Roland Garros, um torneio onde poucos caras conseguem chegar entre os quatro melhores e imaginar que você esteve lá em 1999, ganhando de um monte de cara bom, acho que foi minha maior conquista da carreira", revelou.

Tênis brasileiro na atualidade

Questionado sobre a ausência de grandes nomes brasileiros no cenário mundial, Meligeni valorizou o cearense Thiago Monteiro e a paulista Beatriz Haddad, mas criticou o tratamento recebido pelo tênis no país.

Leia também: Bia Haddad é flagrada no exame antidoping dias após brilhar em Wimbledon

"A gente tem que tomar um pouco de cuidado ao falar que não tem nenhum representante. Temos dois jogadores entre os 100 melhores do mundo.No Brasil a gente não dá a devida importância, mas ser 100 do mundo é um resultado muito bom. Lógico que a gente se acostumou mal porque a gente teve grandes nomes, principalmente com o Guga sendo o número 1 do mundo, mas a gente sabe que não é o normal".

"A respeito de base, pra ter mais jogadores, a gente tem que mudar a nossa maneira de fazer tênis no Brasil, é uma coisa mais incrustrada no problema do que é o esporte no Brasil, do que apenas o tênis. Os outros esportes não são tratados da maneira que deviam. Hoje a gente tem também um grande dificultador que é o dólar a quatro reais e o euro a cinco. Isso para um jogador de tênis do Brasil, que viaja o tempo inteiro, não é fácil", ressaltou o tenista.

Projetos para o esporte

Fernando Meligeni
Divulgação
Fernando Meligeni

No projeto "Bate bola com o tênis brasileiro", Meligeni recebe semanalmente dois jogadores para sessões de treinos sem custo aos jogadores, em sua maioria juvenil e em transição para o profissional, onde transmite sua experiência, dá informações aos atletas e promove o debate com os técnicos e jogadores após as horas de “ralação”.

Além disso, o tenista está lançando um livro em que tenta responder a maior quantidade de perguntas que todo jogador já se fez ou se faz muitas das vezes que está em quadra. Com uma linguagem simples e objetiva para que todos os públicos possam desfrutar das observações, o livro é focado em todos aqueles que adoram praticar o esporte, de vez em quando, iniciantes na carreira ou ainda que almejam uma carreira profissional.

Leia também: Procuram-se novos Gugas no tênis brasileiro

"Não é facil ser tenista, muito menos no Brasil. A minha ideia de desenvolver, de ajudar, é simplesmente por ajudar. Eu acho que o ídolo tem que se aproximar das pessoas. É muito legal receber tapinhas nas costas, obrigados e parabéns, mas ao mesmo tempo você tem uma responsabailidade com tudo que conquistou, com tudo que te ajudaram, e eu tenho muito claro que quando for embora deste mundo quero ter entregado para as pessoas a minha experiência, nao quero ir embora com ela, e se isso ajudar a desenvolver o tenis, vou ficar muito feliz", disse Meligeni .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!