Tamanho do texto

Luiza Altmann é uma das apostas do Brasil para o golfe. O ex-piloto da F1 é fã do esporte e tem ajudado a jovem de 20 anos a melhorar seu desempenho

Rubinho Barrichello tem o golfe como sua segunda paixão esportiva, tendo até disputado campeonatos
Reprodução
Rubinho Barrichello tem o golfe como sua segunda paixão esportiva, tendo até disputado campeonatos

Disputando provas da Stock Car desde que encerrou suas participações na Fórmula 1, o piloto Rubinho Barrichello tem acumulado outra função nos últimos tempos: a de mentor da promessa do golfe brasileiro Luiza Altmann.

Leia também:  Esposa de Michael Schumacher diz que piloto não desistirá da vida. Leia mais

Aos 20 anos, Luiza é a promessa brasileira no circuito mundial de golfe. Uma das melhores colocadas no ranking feminino após a sua participação na primeira etapa do LPGA Qualifier - competição de maior importância do segmento – a jovem tem recebido o apoio de Rubinho Barrichello que, além de ser amante do golfe, vem compartilhando suas experiências profissionais e colaborando com o amadurecimento profissional da atleta.

Luiza é a 147ª no ranking do Ladies European Tour atualmente. Durante o ano de 2018, a garota disputou sete torneios pelo mundo e teve suas melhores apresentações no Investec South African Womens Open ficando com a 34ª posição e no NSW Feminino Aberto conquistou a 37ª colocação.

Rubinho Barrichello tem uma lista grande de feitos pelo automobilismo brasileiro. Atuando na Fórmula 1 de 1993 a 2010, o piloto atingiu a marca de 300 GPs na carreira e se tornou o participante com maior número de provas disputadas na categoria. Ao deixar a fórmula 1, Rubinho disputou um ano a Fórmula Indy e a partir de 2013 começou a correr na Stock Car, sendo campeão no ano seguinte.

Com tanta experiência, Rubinho teria boas dicas para entregar a Luiza. Mas golfe e automobilismo parecem muito distantes, então de que maneira um ex-piloto de F1 pode contribuir com uma atleta de uma modalidade tão diferente?

Leia também:  Aos 37 anos, veterano Zlatan Ibrahimovic é eleito "novato do ano" na MLS

O golfe não é um esporte lento e monótono. Pelo contrário, exige superação, busca por potência, ritmo, concentração, precisão e estratégias. Mas há outro elemento importante no esporte: a velocidade.

A velocidade atingida pela bola de golfe batida por um bom jogador, por exemplo, pode chegar a mais de 300 Km por hora, o que é superior a atingida pelos carros de Fórmula 1 .

Promessa do golfe brasileiro, Luiza Altmann, tem recebido dicas de Rubinho Barrichello para melhorar seu desempenho
Reprodução
Promessa do golfe brasileiro, Luiza Altmann, tem recebido dicas de Rubinho Barrichello para melhorar seu desempenho

Pelas características próximas entre os dois esportes, o golfe é a segunda paixão esportiva de Rubinho Barrichello. Ele já chegou a competir em alguns torneios pelo país na categoria handicaps e esteve presente no Abertor Embrase do Terras de São José, em Itu – SP, no início deste mês.

Leia também : NFL homenageia em capacetes o quadrinista Stan Lee, falecido na segunda

De acordo com a assessoria da atleta, Rubinho Barrichello tem auxiliado Luiza a atingir a velocidade ideal no swing, que é o movimento que o corpo do atleta faz para dar a pancada na bola. Com a agenda de competições lotada, a jovem busca, com o apoio e amizade do consagrado piloto, pontuação suficiente para se manter no ranking mundial e, com isso, participar das Olímpiadas de 2020.