Tamanho do texto

A histórica ala-armadora da seleção brasileira foi escolhida junto com mais 10 personalidades do basquete para integrar o Hall da Fama de 2019

Janeth Arcain foi indicada para o Hall da Fama de 2019 da FIBA
Divulgação / CBB
Janeth Arcain foi indicada para o Hall da Fama de 2019 da FIBA

Uma das maiores jogadoras da história do basquete feminino brasileiro, Janeth Arcain, de 49 anos, foi uma das 11 personalidades do esporte indicadas para Hall da Fama de 2019 da Federação Internacional de Basquete (FIBA).

Leia também: Hortência é eleita a melhor jogadora da história dos mundiais de basquete

“Fiquei muito feliz e lisonjeada com este reconhecimento, pois estar neste seleto grupo de jogadores brasileiros que já estão no Hall of Fame – Ubiratan Maciel, Hortência Marcari, Oscar Schmidt, Amaury Pasos e Paula Gonçalves – é muito gratificante. Sem contar os demais, de outros países”, disse Janeth ao site da Confederação Brasileira de Basquete .

“Foram 24 anos de muita dedicação ao basquete e essa condecoração demonstra que tudo valeu a pena; que faria tudo de novo", completou.

Leia também: Do Oscar à profissão de 'pai treinador'. Conheça os projetos de Kobe Bryant

Visualizar esta foto no Instagram.

Janeth é introduzida ao HALL DA FAMA FIBA 2019! 😍😁🏀👏✨ A Federação Internacional de Basquete (@fiba) acaba de anunciar Janeth Arcain como membro do HALL DA FAMA em 2019. A cerimônia acontecerá durante a Copa do Mundo de Basquete que será realizada em agosto, na China. O Hall da Fama reúne os maiores nomes do basquete de todos os tempos em reconhecimento aos grandes feitos e contribuição para o desenvolvimento da modalidade em nível mundial. Vale lembrar que em 2015, Janeth entrou para o Hall da Fama do basquete feminino nos EUA. Parabéns @janethbasketball por mais esta conquista! #HalldaFama #HallofFame #FIBA #Basketball #Janeth #JanethArcain @fiba

Uma publicação compartilhada por Instituto Janeth Arcain (@institutojaneth) em

Durante sua longa e vitoriosa carreira, Janeth acumulou conquistas pela seleção brasileira, com destaque para as duas medalhas olímpicas, prata em Atlanta 1996 e bronze em Sidney 2000, além de um ouro nos Jogos Pan-Americanos de 1991 e o mundial de 1994.

Após sua aposentadoria das quadras, a jogadora seguiu ligada com seleção feminina. Entre 2009 e 2012, ela foi líder das equipes de base do basquete, além de ter sido assistente do time principal.

Janeth foi a prefeita da Vila Olímpica
Divulgação
Janeth foi a prefeita da Vila Olímpica

Atualmente, Janeth é membro do conselho executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e em 2016, foi eleita a prefeita da Vila Olímpica durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Mesmo depois de deixar as quadras, Janeth segue envolvida com a seleção feminina. De 2009 a 2012, assumiu a liderança das equipes de base. Com o time principal, atuou como assistente. Hoje, ela é membro do conselho executivo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB

Por clubes, a ala-armadora também construiu uma bonita história, defendendo o Higienópolis (SP), BCN (SP), Cica/Divino/Jundiaí (SP), Constecca/Sedox (SP), Leite Moça/Sorocaba, Arcor/Santo André (SP), Vasco da Gama (RJ), São Paulo/Guaru (SP), Houston Comets (WNBA), Unimed/Ourinhos (SP) e Ros Casares Valencia (Espanha).

Os 11 nomes escolhidos para o Hall da Fama de 2019 vem de 11 países diferentes em três continentes, e foram selecionados de um grupo com mais de 150 candidatos.

Leia também: NBA abrirá espaço em São Paulo com eventos e telão para fãs assistirem finais

A cerimônia acontece no próximo dia 30 de agosto, em Pequim, um dia antes do início da Copa do Mundo de Basquete FIBA em 2019.  Ao lado dos novos integrantes do seleto grupo, Janeth também será apresentada no intervalo do jogo de abertura da competição.