Olimpíadas - Basquete

compartilhe

Basquete Estados Unidos
Divulgação
Basquete Estados Unidos

O basquete está presente nos Jogos Olímpicos como esporte de exibição desde Saint Louis-1904. A modalidade ficou fora das edições seguintes e foi incluída oficialmente nas Olimpíadas de Berlim-1936. Naquela ocasião, os Estados Unidos alcançaram o primeiro título olímpico, vencendo o Canadá. Até os Jogos de Londres-2012, foram distribuídas 84 medalhas no total. 


Confira

Saiba mais sobre vôlei nos Jogos Olímpicos

As mulheres, entretanto, só puderam participar de um torneio de basquete quarenta anos depois, nas Olimpíadas de 1976, em Montreal. A primeira edição do torneio feminino foi conquistada pela União Soviética, após derrotar as mulheres dos Estados Unidos na final.

Confira

Saiba mais sobre futebol nos Jogos Olímpicos

Até 1992, o torneio de basquete não contava com a participação de atletas da NBA. Na edição de Barcelona, os EUA formaram o Time dos Sonhos no masculino com craques como Michael Jordan e Magic Johnson e levaram o ouro pra casa. 

Em 2016, os torneios masculino e feminino contarão com 12 equipes cada, divididas em dois grupos. As quatro melhores seleções de cada grupo se classificam para as quartas de final.

Onde assistir no Rio

Arena Carioca 1
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 - Barra da Tijuca

Arena da Juventude
Av. Duque de Caxias, 2.020 - Vila Militar

Data e horário das competições

De 05 a 21 de agosto, das 11h às 0h45 (de Brasília).

O Brasil no basquete

O melhor resultado no basquete foi alcançado no torneio feminino de 1996, em Atlanta. Na ocasião, o País conquistou uma medalha de prata após ser derrotado na final contra os Estados Unidos. O Brasil ainda registrou uma medalha de bronze na edição de Sidney, em 2000. Entre os destaques da seleção feminina, estão Adrianinha, Damiris e Clarissa. O time é comandado por Antônio Carlos Barbosa, em sua terceira passagem.

Confira

Saiba mais sobre handebol nos Jogos Olímpicos

No torneio masculino, o Brasil não conquista medalha desde 1964, em Tóquio, quando alcançou o bronze. O País registrou o terceiro lugar em outras duas edições: Roma, em 1960, e Londres, em 1948. Os destaques da seleção nacional são Leandrinho, Marcelinho Huertas, Nenê, Raulzinho e Felício, todos atletas da NBA. A equipe masculina conta com o comando do argentino Rubén Magnano, campeão com Argentina nas Olimpíadas de 2004, em Atenas.  

Potências do esporte

Os Estados Unidos são, de longe, os maiores campeões do basquete nas Olimpíadas. O país possui 14 das 18 medalhas disputadas no torneio masculino, e 7 das 10 disputadas no feminino. Na sequência estão União Soviética, com 12 medalhas, e Iugoslávia, com oito. A Argentina é a única seleção que ainda disputa os Jogos Olímpicos e também conquistou uma medalha de ouro.

Continuar Lendo
Esconder

    Últimas notícias