Tamanho do texto

Distância para o quinto colocado cai para apenas 110 pontos e pode diminuir ainda mais com uma boa participação do brasileiro no Aberto da Hungria

O mesatenista Hugo Calderano está muito próximo de atingir o top 5 mundial. Na manhã desta quarta-feira (2), o novo ranking mundial divulgado aponta o brasileiro na mesma posição do mês anterior, a sexta colocação, porém a distância para o quinto colocado é muito pequena, de apenas 110 pontos, e pode diminuir ainda mais neste mês, quando será disputado o Aberto da Hungria.

Leia também: Hugo Calderano faz história e fica com o bronze no Grand Finals de tênis de mesa

Hugo Calderano pode atingir marca histórica em breve e assumir a quinta posição do ranking mundial de tênis de mesa
ITTF
Hugo Calderano pode atingir marca histórica em breve e assumir a quinta posição do ranking mundial de tênis de mesa

Hugo Calderano subiu 765 pontos em relação ao ranking anterior, somando agora 13.955 pontos. O quinto colocado era o japonês Tomokazu Harimoto, mas ele venceu o Grand Finals em dezembro (eliminando o brasileiro na semifinal) e subiu para o terceiro lugar. Por sua vez, o alemão Timo Boll, que estava em terceiro, caiu duas posições e está em quinto, com 14.065. O chinês Fan Zhendong segue liderando a lista, com 17.001 pontos.

Leia também: De Simona Halep a Hugo Calderano: os principais destaques do esporte em 2018

A subida do brasileiro se deveu exatamente ao desempenho no Grand Finals, onde chegou na semifinal, superando inclusive o líder do ranking mundial nas quartas de final. Para conseguir diminuir ainda mais a distância para o top 5 mundial, Calderano terá de ser ao menos finalista do Aberto da Hungria, que começa no dia 15, pois foi semifinalista desta competição em 2018.

Calderano já é o melhor atleta das Américas desde a criação do ranking mundial e está próximo de ser considerado o melhor atleta das Américas de todos os tempos. O norte-americano Sol Schiff é considerado pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) como o número 4 do mundo, em 1938. Nesta época, não havia ranqueamento.

Leia também: Brasileira de 13 anos é a mais nova do país a garantir medalha no tênis de mesa

O primeiro ranking do ano, além da ótima posição de Hugo Calderano , mostra apenas ajustes nas posições dos demais brasileiros, em razão da ausência de competições internacionais no mês de dezembro. O país voltou a ter cinco atletas no top 100 dos rankings masculino e feminino, com a subida de Lin Gui (100ª colocação). Gustavo Tsuboi (42º) e Eric Jouti (80º), no masculino, e Bruna Takahashi (73ª) no feminino completam a seleta lista.