Tamanho do texto

Aos 37 anos, armador anunciou que a temporada 2018/19 pelo Charlotte Hornets foi a última de sua carreira. Parker jogava na NBA desde 2001

tony parker no basquete
Reprodução
Tony Parker ficou famoso no basquete defendendo o San Antonio Spurs

Na tarde desta segunda-feira (10) o armador do Charlotte Hornets, Tony Parker, de 37 anos, anunciou sua aposentadoria do basquete por meio de suas redes sociais.

Leia também:  Seleção da Turquia fica retida em aeroporto na Islândia e vê 'falta de cortesia'

No Twitter, Tony Parker publicou uma mensagem de agradecimento aos fãs em inglês e em francês, sua língua de origem. Leia abaixo.

“É com muita emoção que me aposento do basquete, foi uma jornada incrível! Mesmo em meus sonhos mais loucos, eu nunca pensei que eu iria viver todos aqueles momentos inacreditáveis com a NBA e a equipe nacional francesa. Obrigado por tudo!”, escreveu Parker.

William Anthony ‘Tony’ Parker Jr. ficou conhecido no mundo do basquete enquanto jogava no San Antonio Spurs . Nascido na Bélgica, Parker iniciou sua carreira em Paris no PSG Racing no ano de 1999. Em 2001 foi draftado pelo Spurs, onde ficou até o ano passado.

Leia também:  Rafael Nadal o tenista mais dominante em uma superfície na história do esporte

Em 17 anos, Tony ajudou o time de San Antonio a vencer quatro títulos da NBA (2003, 2005, 2007 e 2014) e foi considerado MVP das finais em 2007. No seu primeiro ano na liga americana de basquete foi escolhido o ‘novato do ano’ e também esteve presente seis vezes no All-Star Game.

“Muitas coisas diferentes acabaram me levando a essa decisão. Mas, no final do dia, eu estava tipo, se eu não posso mais ser Tony Parker e não posso jogar por um campeonato, eu não quero mais jogar basquete”, comentou ao site The Undefeated .

O armador também revelou que não quis ter uma temporada de despedia como Dwayne Wade e Dirk Nowitzki. “Para mim, o adeus será quando minha camisa for aposentada [em San Antonio] ou eu fizer o Hall of Fame ”, disse.

Também ao site, Tony revelou seus planos para o futuro. Ele irá para a França administrar o clube ASVEL, onde é proprietário e presidente. O ASVEL é um clube profissional de basquete masculino e feminino. Paralelo a isso pretende abrir a Academia Tony Parker Adequat, uma escola internacional em Lyon, na França.

Leia também:  Após partida acirrada, Flamengo vence Franca e conquista título da NBB

Com a aposentadoria de Tony Parker , a era do ‘trio de San Antonio’ chegou ao fim. Tim Duncan se retirou das quadras em 2016 e Manu Ginóbili em 2018. Juntos eles venceram 701 partidas entre temporada regular e playoffs da NBA. É a maior marca da história da liga.


    Leia tudo sobre: NBA