A partida desta terça-feira (11) entre Islândia e Turquia, no estádio Laugardalsvollur, as 15h45 (horário de Brasília), válida pela quarta rodada das Eliminatórias da Eurocopa 2020, ganhou contornos tensos.
Leia também: Modelo que invadiu Champions recebeu mensagens de atletas do Liverpool
Na madrugada desta segunda-feira, o porta-voz da presidência turca, Ibrahim Kalin, relatou um ‘tratamento insultoso’ com a seleção nacional da Turquia no aeroporto de Reiquiavique, na Islândia, quando a equipe desembarcou no país no domingo para a disputa das Eliminatórias da Eurocopa.
“A falta de respeito pela nossa seleção nacional na Islância é inaceitável e terá uma resposta adequada. A nossa nação está ao lado da seleção. A nossa equipe dará a melhor resposta em campo”, escreveu no Twitter.
De acordo com relatos, os jogadores da Turquia ficaram três horas retidos no aeroporto Reiquiavique e alguns atletas tiveram suas bagagem revistadas mais de uma vez. O tratamento desagradou a todos os presentes.
O jogador do Besiktas, Burak Yilmaz, publicou também em suas redes sociais um desabafo. “O voo demorou mais de seis horas. Estamos no aeroporto há três horas e não nos deixam entrar na Islândia ”, escreveu. O atleta apagou o comentário horas depois.
Leia também: 53% dos brasileiros não acreditam em título da Copa América, diz pesquisa
O diretor de comunicação do presidente Recep Erdogan, Fahrettin Altun, também se pronunciou e disse que a situação foi “contra a cortesia diplomática”.
Após as declarações turcas, a direção do aeroporto se manifestou por meio da empresa Isavia, a administradora do local. “A Isavia tem de seguir os procedimentos de segurança a todos os passageiros provenientes desses aeroportos [não certificados pela autoridade de aviação internacional]”, declararam.
“As revistas de segurança são geralmente rápidas, mas ontem foi mais longa devido à existência de numerosos aparelhos eletrônicos e de substâncias com líquidos dos passageiros que não foram retirados de forma atempada das respectivas malas”, explicou a empresa.
Leia também: Chegada de Griezmann no PSG pode sacramentar saída de Mbappé ao Real
A Turquia lidera o Grupo H que também tem França, Islândia, Albânia, Moldávia e Andorra. As Eliminatórias da Eurocopa 2020 terão dez rodadas e apenas os dois primeiros de cada grupo se classificam para o torneio do próximo ano.