Após vencer o Boston Celtics por 4 a 1, o Milwaukee Bucks retorna às finais da Conferência Leste depois de 19 anos, graças ao ala-pivô de 24 anos
Na noite desta quarta-feira (08) o Milwakee Bucks venceu o Boston Celtics por 116 a 91 e fechou a série dos playoffs em 4 a 1. O resultado coloca a franquia de Wisconsin na final da Conferência Leste, algo que não acontecia desde a temporada 2000/01.
Leia também: "Quero que as pessoas saibam que eu sou gay", diz ginasta Diego Hypolito
E o grande responsável pelo retorno do Bucks às finais foi o grego Giannis Antetokounmpo. O jovem ala-pivô, de 24 anos, marcou 142 pontos nas cinco partidas contra o Celtics tendo sido fundamental na vitória da última segunda-feira quando marcou 39 pontos, pegou 16 rebotes e deu quatro assistências.
Giannis está no Milwakee desde 2013 e tem uma história de vida um tanto quanto curiosa. Filho de imigrantes nigerianos, o camisa 34 nasceu na Grécia em 06 de dezembro de 1994 e teve o primeiro contato com o basquete somente aos 15 anos.
Durante sua infância na Grécia, Giannis defendeu o time juvenil de Filathlitikos e foi draftado pelo Milwaukee Bucks em 2013. Em sua primeira temporada na NBA , sua equipe terminou na última colocação na temporada regular da Conferência Leste.
Na temporada 2014/15, em que Giannis mais atuou (81 jogos dos 82 da temporada regular), o time terminou em sexto lugar e avançou para os playoffs, mas foi eliminado na primeira rodada contra o Chicago Bulls.
Leia também: "Ele me bateu até eu desmaiar", diz jovem espancada por jogador de futebol
No ano de 2016/17, Giannis teve mais partidas como titular da equipe (80 de 82) e nessa ocasião o Bucks avançou aos playoffs , caindo para o Toronto Raptors na primeira rodada.
A atual temporada é a melhor do Bucks desde que o grego chegou ao time. Terminando a temporada regular em primeiro lugar na Conferência com 60 vitórias e 22 derrotas (margem maior do que a do Golde State Warriors na Conferência Oeste) o Bucks ‘varreu’ o Detroit Pistons por 4 a 0 na primeira rodada e venceu o Boston Celtics por 4 a 1.
Família Antetokounmpo no basquete
Giannis tem quatro irmãos, dois mais novos (Kostas e Alexis) e dois mais velhos (Francis e Thanasis). Todos eles já jogaram basquete profissionalmente em algum momento da vida, tendo Francis também sido jogador de futebol na Nigéria.
Em 2014 o irmão mais velho de Giannis, Thanasis, foi draftado pelo New York Knicks, mas hoje atua no Panathinaikos Superfoods. Seu irmão mais novo, Kostas, é atleta da Universidade de Dayton.
Prêmios e recordes
No ano de 2014 Giannis Antetokounmpo foi eleito para o segundo time dos ‘rookies’ (novatos) do ano; nas últimas três temporadas participou do All-Star e em duas ocasiões (2017 e 2018) participou do Time das Estrelas.
Leia também: Repórter é demitido após ofender comentarista do SporTV nas redes sociais
Em 2017 foi eleito o MVP da temporada regular e, se conseguir levar o Milwaukee Bucks até a final da NBA, o grego é cotado para receber outro título de MVP. Giannis deve ser eleito o MVP da atual temporada. E aí, qual a sua aposta?