Tamanho do texto

Armador de 37 anos encerra hoje sua carreira na NBA depois de 17 anos

dwayne wade despedida
Getty Images
Miami Heat prestou homenagens a Wade, tricampeão da NBA com a franquia

A noite desta terça-feira (09) foi especial para o Miami Heat. Foi a última vez que a torcida presenciou Dwayne Wade entrar no American Airlines Arena para defender a camisa da franquia.

Leia também:  Manchester City pode fazer história e conquistar quadrupla coroa; entenda

O ala-armador de 37 anos se aposenta da NBA na noite desta quarta-feira (10) depois de 17 anos atuando na maior liga de basquete do mundo. Na partida contra o Philadelphia 76ers, Wade fez sua última aparição na Arena e o Miami Heat venceu por 122 a 99.

A vitória não colocou o Miami nos playoffs da NBA, mas a noite não teve espaço para lamentações. Antes do início do jogo, a Arena já estava preparada com um mosaico em nome de Wade. A torcida ovacionou o atleta durante a partida e após ela.

quadra decorada com dwayne wade
Getty Images
American Airlines Arena foi toda decorada com o nome de Wade para o último jogo do atleta na casa do Miami Heat

Dwayne Wade recebeu diversas homenagens dentro de quadra por todos os serviços prestados à franquia. Foram 843 partidas no time entre duas passagens (2003 – 2016 e 2018 -19), três títulos da NBA e diversas premiações individuais.

Recebeu diversas ativações do Heat em suas redes sociais e de patrocinadores também. Como forma de homenagear o tricampeão, a Budweiser liberou um comercial que gravou com o atleta dias antes de sua despedida das quadras.

No vídeo aparecem cinco pessoas que tiveram suas vidas mudadas de alguma forma por Dwayne. Uma delas perdeu o irmão durante tiroteio em uma escola de Parkland, no ano passado, e recebeu o apoio do atleta na época.

Leia também: Laís Souza posta foto sua em pé com ajuda de aparelho: "Sonhos que salvam"

Outra mulher teve suas mensalidades da faculdade pagas por Wade; um garoto pobre de Miami teve o atleta como inspiração para sua vida e uma senhora agradeceu ao ala-armador por pagar os móveis de sua nova casa depois que a antiga tinha sido destruída num incêndio.

Todos os fãs levaram uma camiseta para agradecê-lo, assim como Dwayne Wade fez com grandes nomes do basquete durante toda a temporada.

Por último, sua mãe aparece no vídeo e faz um discurso emocionante. “Estou muito orgulhosa do homem que você se tornou, mais do que do jogador de basquete que você se tornou. Você é maior que o basquete”, disse JoLinda, mãe de Wade. Assista o vídeo abaixo:

Aparecendo para o basquete em 2003, Dwayne Wade teve passagens por Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers durante sua carreira. Com a seleção americana de basquete conquistou o ouro na Olímpiada de Pequim 2008 e o bronze em Atenas 2004.

Leia também: LeBron James desfalcará EUA em Mundial de Basquete; substituto tem 18 anos

Considerado um dos maiores nomes do basquete norte-americano, Wade se despede de vez da NBA no último jogo do Miami Heat na temporada regular nesta quarta-feira (10), contra o Brooklyn Nets, as 21h00 (horário de Brasília).

    Leia tudo sobre: NBA