Nesta Carter, atleta da Jamaica, foi pego no doping e sua equipe perdeu a medalha de ouro. Inicialmente em 4º, o Brasil subiu uma colocação no pódio
Na noite desta sexta-feira (07) o atletismo brasileiro teve uma conquista significativa. O Comitê Olímpico Internacional – COI, confirmou que a medalha de bronze, da prova de revezamento 4x100 masculino, dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 é do Brasil.
Desde o início da semana o Comitê tem feito anúncios de redistribuição de medalhas dos Jogos Olímpicos de Pequim devido aos re-testes de doping de alguns atletas. Na última segunda-feira, a halterofilista canadense Christine Girard recebeu medalhas de Pequim 2008 e Londres 2012 .
No caso do Brasil, a equipe composta por Vicente Lenilson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Gomes Moreira (Codó) terminou a prova em quarto lugar e, com a suspensão de Nesta Carter, por doping, subiu um degrau no pódio.
Com a punição o ouro ficou com Trinidad e Tobago (originalmente em segundo lugar) e a prata com o quarteto do Japão (terceiro colocado em 2008).
Nesta Carter é atleta da Jamaica e competiu ao lado de Usain Bolt, Michael Frater e Asafa Powell no revezamento 4x100 masculino. Em re-teste de doping do ano de 2016, o atleta de 33 anos foi pego com substância proibida no corpo e teve a medalha de toda a sua equipe suspensa.
No início de 2017, Carter entrou com recurso na Corte Arbitral do Esporte (CAS), na Suíça, mas seu pedido foi rejeitado em última instância. Dessa forma, a equipe devolveu as medalhas e os diplomas recebidos.
Leia também: No Dia da Família, conheça 10 famílias que fazem sucesso no esporte brasileiro
A delegação brasileira de atletismo já esperava o anúncio da medalha de bronze há seis meses. O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, comentou a oficialização do COI.
“A decisão já era esperada e agora temos a confirmação, com o comunicado oficial do COI ao COB. Parabéns aos nossos atletas por esta grande conquista”, disse Warlindo ao site oficial da Confederação. A cerimônia de entrega das medalhas ao quarteto de brasileiros ainda será marcada pelo COB e a CBAt.
Em decisão similar, a equipe feminina do revezamento, composta por Rosângela Santos, Lucimar Moura, Rosemar Coelho Neto e Thaissa Presti, recebeu em março a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, após doping da Rússia.
Leia também: Com sucesso na Copa do Mundo, Mbappé inspira nomes de bebês brasileiros
Com a redistribuição de medalhas, o Brasil chegou ao número de 17 medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008: três ouros, quatro pratas e dez bronzes. Dessa forma, iguala as medalhas de Londres 2012.