
O empate entre Cruzeiro e Botafogo por 2 a 2, nesta quinta-feira (4), no Mineirão, trouxe uma boa notícia para o Fortaleza que tenta evitar o rebaixamento na última rodada. Já nos acréscimos, o zagueiro alvinegro David Ricardo foi expulso pelo árbitro Anderson Daronco após revisão no VAR.
Com a expulsão, o Botafogo chega à última rodada — justamente contra o Fortaleza — com um problema na zaga. Sem peças no setor, David Ricardo teve no Mineirão a companhia de Marçal, improvisado no setor — e autor do primeiro gol alvinegro contra o Cruzeiro. A única certeza da 38ª rodada é que o lateral-esquerdo atuará mais uma vez como zagueiro.
Alexander Barboza está fora por um estiramento no joelho e tem retorno improvável. Em tratamento de lesões, Kaio Pantaleão e Bastos só voltarão ao elenco na temporada 2026. Sem eles, o volante Newton pode ser adaptado ao setor, formando uma dupla de zaga de improvisados no setor.
O único zagueiro disponível para Davide Ancelotti contra o Fortaleza, neste domingo (7), no Nilton Santos, é Gabriel Bahia, que não tem sido utilizado. Contratado às pressas no fim da janela de transferência junto ao Volta Redonda para reforçar o setor, ele atuou apenas três vezes pelo Botafogo, a última em 4 de outubro, há mais de dois meses.
Empate no Mineirão
No Mineirão, o Cruzeiro abriu 2 a 0 com gols de Christian, aos 15 minutos, e Matheus Pereira, aos 5 da segunda etapa. O Botafogo diminuiu com Marçal aos 12 e Alex Telles empatou em cobrança da pênalti aos 50 do segundo tempo.
Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 70 pontos e não poderá alcançar o Palmeiras na vice-liderança ou ser ultrapassado pelo Mirassol na terceira posição. Contra o Santos, no domingo, Leonardo Jardim deve escalar um time alternativo.
Já o Botafogo tem 60 pontos em sétimo. O time tenta ainda a quinta posição, que daria a vaga na fase de grupos da Libertadores. Para isso, conta com um empate do Fluminense com o Bahia no Maracanã, além de superar o Fortaleza no Nilton Santos.
