Max Verstappen luta por pentacampeonato depois de reação histórica
Reprodução Instagram/@redbullracing
Max Verstappen luta por pentacampeonato depois de reação histórica

Se Max Verstappen contar com a combinação de resultados para se tornar pentacampeão mundial de F1 no GP de Abu Dhabi 2025, no próximo domingo (7), vai completar a maior virada da história da categoria. O piloto da Red Bull chegou a ficar 104 pontos atrás de Oscar Piastri, que liderou o campeonato por mais tempo, e a 88 pontos de Lando Norris, atual líder do mundial de pilotos — ambos recordes absolutos.

Quando e onde assistir o GP de Abu Dhabi?

Classificação: sábado (6) às 11h (hora de Brasília)

Corrida: largada às 10h de domingo (7)

Odds para CAMPEÃO DA F1 em 2025
norrisverstappenpiastri
1.30 3.50 12.00
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.
QUEM VENCE o GP de Abu Dhabi?
verstappenoutro
Superbet 2.35 1.53
18+. Jogue com Responsabilidade. Aplicam-se T&C. Publicidade.

Reação histórica contra McLaren

Na temporada 2025, Verstappen escreveu o roteiro para poder fazer história na última corrida. Ao final de 14 etapas, o holandês da Red Bull estava 88 pontos atrás de Lando Norris, que ainda era vice-líder do mundial de pilotos.

Em relação a Oscar Piastri, que liderou a maior parte do campeonato e ainda pode ser campeão ou vice, a diferença chegou a 108 pontos na etapa seguinte, com uma vitória do australiano no GP da Holanda, casa de Verstappen. Seja qual a vantagem considerar, o tetracampeão está prestes a quebrar um recorde impressionante para igualar Juan Manuel Fangio em número de títulos.

Recorde pode vir com folga

O recorde só poderia mesmo vir a partir de 2010, quando houve a mudança no sistema de pontuação, passando a atribuir 25 pontos para o vencedor, ao invés de 9 ou 10 pontos como nos regulamentos anteriores.

A marca que está prestes a alcançar já pertence ao próprio piloto da Red Bull, mas agora pode mexer com os pilares da Fórmula 1. Quando conquistou seu segundo título, em 2022, Verstappen chegou a ter 43 pontos de desvantagem para Charles Leclerc, mas estava apenas na 3ª etapa do campeonato. Tanto que na sexta corrida já conseguiu assumir a ponta.

Em 2012, Sebastian Vettel ficou 38 pontos atrás de Fernando Alonso, antes de conquistar 4 vitórias consecutivas rumo a seu terceiro título com a Red Bull Racing.

Novo sistema de pontos não explica

Mas, mesmo convertendo as temporadas até 2009 para o sistema atual, a reviravolta seria inédita. Em 2007, Kimi Raikkonen tirou uma diferença de 26 pontos para Lewis Hamilton, quando as vitórias valiam 10 pontos. Adaptando à pontuação atual, a diferença seria de 62 pontos.

Em 1983, Piquet tirou 16 pontos de desvantagem para Alain Prost, o que seriam 47 pontos atualmente. Graham Hill, em 1962, tirou uma diferença de duas vitórias para Jim Clark, a quatro corridas do final, ou seja, 50 pontos nos dias atuais.

Campeão sem liderar o campeonato

Max Verstappen também pode ser um dos poucos pilotos a serem campeões do mundo sem liderar o mundial em nenhuma das etapas anteriores.  O mesmo aconteceu, por exemplo, com Kimi Raikkonen, em 2007, e com Sebastian Vettel, em 2010.

Mais recordes à vista

Verstappen também pode ser o primeiro piloto a levar a taça pelo critério de desempate, ou seja, número de vitórias na temporada. Uma das combinações possíveis é o piloto holandês ficar em 2º e Norris 7º, desde que Piastri não vença a prova. 

Mas tem um recorde que o vice-líder da F1 não pensa em bater, apesar de poder ser visto de forma positiva mais adiante. Se conquistar a nona vitória na temporada, com Norris em segundo ou terceiro, ele se iguala a Nico Rosberg como o vice-campeão que mais vezes subiu ao topo do pódio — isso sem contar as duas vitórias em corridas de sprint.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes