Gabriel Bortoleto pronto para a estreia no GP do Brasil 2025, em Interlagos
Reprodução/@StakeF1team
Gabriel Bortoleto pronto para a estreia no GP do Brasil 2025, em Interlagos

Gabriel Bortoleto pode chegar pela sexta vez na zona de pontuação no ano de estreia na F1, igualando o recorde de Ayrton Senna e Felipe Nasr, quem sabe em São Paulo.  Bortoleto também pode ser o primeiro piloto brasileiro a pontuar no GP do Brasil no ano de estreia na Fórmula 1.

Cinco vezes Bortoleto

Com o 10º lugar no GP do México, o piloto brasileiro, de apenas, 20 anos, marcou pontos pela quinta vez na temporada 2025. Faltando quatro corridas para o fim do campeonato — começando pelo GP do Brasil, neste fim de semana em Interlagos —, a marca tem boas chances de ser quebrada pelo piloto da Sauber.

Nem mesmo outros ídolos brasileiros, como Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi conseguiram esse feito. É verdade que as temporadas eram mais curtas, mas também é verdade que isso raramente é levado em conta nos recordes de pole positions ou vitórias entre as diferentes gerações. O sistema de pontuação também era bem mais restrito que o atual.

Simplesmente Senna

Na sua primeira temporada, em 1984 pela Toleman, Senna conseguiu pontuar em 6 dos 18 grandes prêmios. No sistema de pontos da época, que vigorou até 2002, apenas os seis primeiros colocados eram premiados.

O eterno ídolo chegou no top-10 em todas as sete corridas que completou, entre elas um sétimo lugar no GP do Canadá, que não entrou na nossa contagem. Das seis corridas nos pontos, três foram pódios, em Mônaco, Brands Hatch e Estoril.

Felipe Nasr, 2015

Nasr, também pela Sauber, conseguiu seis pontuações em 19 corridas, já com o mesmo sistema de pontuação. Sua melhor classificação foi logo um 5º lugar no GP da Austrália, o primeiro da temporada.

Felipe Massa, 2002

Fazendo a sua estreia, mais uma vez com a Sauber, Felipe Massa pontuou em 3 das 17 etapas do mundial de pilotos de 2002. Mas o jovem de 20 anos conseguiu chegar no top-10 outras cinco vezes, totalizando três a mais do que Bortoleto até aqui.

Rubens Barrichello, 1993

Em 1993, na sua estreia na Jordan, o jovem Rubens Barrichello, de 21 anos, marcou pontos em apenas uma corrida — uma 5ª colocação no GP do Japão, a penúltima das 16 corridas. Mas o ídolo chegou outras quatro vezes entre os 10 primeiros, o que Bortoleto também já alcançou, com quatro corridas a mais.

Nelson Piquet, 1979

O ídolo Nelson Piquet, em 1979, estreando pela Brabham aos 26 anos, marcou pontos apenas uma vez, mas com um imponente 4º lugar no GP da Holanda. Naquele ano, o campeonato mundial de F1 foi disputado em 16 etapas. O futuro tricampeão mundial também marcou um sétimo e um oitavo lugar, que não valiam pontos na época.

Emerson Fittipaldi, 1970-71

Na sua estreia, em 1970, Fittipaldi disputou apenas 5 corridas e marcou pontos em duas, incluindo a vitória no GP dos Estados Unidos, em Austin, com apenas 23 anos de idade. Na temporada seguinte, marcou pontos em 4 de 11 etapas — sendo 3 pódios — e chegou no top-10 mais duas vezes.


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes