
Carlo Ancelotti anunciou, nesta segunda-feira (3), os convocados da Seleção para Data Fifa de novembro, a quarta desde que assumiu o comando e a última de 2025. A amarelinha vai enfretar Senegal e Tunísia que, apesar de serem amistosos, foram tratados como prioridade em momento decisivo da temporada brasileira.
A lista do treinador traz um impacto direto na reta final dela. Três jogadores vão desfalcar as duas equipes que brigam palmo a palmo pelo título do Brasileirão. Danilo e Alex Sandro, do Flamengo, e Vitor Roque, do Palmeiras, não estarão disponíveis para os jogos atrasados do torneio contra Sport e Santos.
"Conhecemos o calendário, mas acredito que a prioridade hoje é a seleção brasileira. Então, temos chamado jogadores que acho que podem ajudar a seleção brasileira nesses dois jogos, jogadores do Flamengo e Vitor Roque, do Palmeiras", disse Ancelotti.
Boa presença de jogadores do futebol nacional
Ainda em início de trabalho no Brasil, o comandante italiano tem a difícil missão de definir o grupo ideal para Copa do Mundo de 2026 — a meses da competição. Por isso, cada convocação pode ser um indicativo do grupo que levará para América do Norte, continente que vai sediar o Mundial (Canadá, Estados Unidos e México).
O futebol nacional está bem presenta na última lista: são sete nomes que atuam em times país. Ancelotti elogiou o nível do Brasileirão para explicar este número revelavente, dado o padrão de dominância dos atletas que atuam na Europa.
"Acho que vou ter uma equipe mais definida, nos dois jogos. Nessa convocação, tenho jogadores como Fabinho, Luciano Juba, que quero avaliar; e Vitor Roque, que está fazendo um bom campeonato. Temos sete jogadores do Brasileirão. É um bom nível do campeonato e temos muitos jogadores que podem estar. Vamos ter uma equipe mais definida, com esses amistosos - afirma Ancelotti.
Ancelotti explica convocação de dupla do Flamengo
O treinador da Seleção parece estar atento ao grande desempenho defensivo do Flamengo no ano. Não à toa, selecionou duas peças da linha de trás da equipe de Filipe Luís. Mas os experientes jogadores vivem uma temporada de incostâncias, muito mais pela parte física que técnica.
Os nomes de Danilo e Alex Sandro na lista chamou atenção, já que tiveram dificuldade para ter sequência por conta de lesões — até o momento. O primeiro, inclusive, sequer é o titular da zaga rubro-negra. Ancelotti revelou os motivos da presença deles, mesmo diante do contexto desfavorável:
"Duas coisas distintas: Alex Sandro, creio que, quando está bem, demonstrou que joga muito bem. É um lateral de experiência, tem personalidade. Quando está em um bom nível físico, é um dos melhores laterais disponíveis. Danilo é diferente. Vejo como único defensor brasileiro que pode cobrir as quatro posições. Pode jogar de lateral-direito, lateral-esquerdo e nas duas posições de zagueiro. O que eu gosto dele é a experiência e a liderança."
A seleção brasileira vai disputar os dois últimos compromissos de 2025 em novembro. O primeiro será contra Senegal no dia 15, às 13h (de Brasília), em Londres. Já o segundo, a equipe de Carlo Ancelotti pegará a Tunísia, no dia 18, na França, às 16h30.
