Tottenham e Liverpool se enfrentam na final da Champions League
REPRODUÇÃO / UEFA
Tottenham e Liverpool se enfrentam na final da Champions League

Tottenham e Liverpool se enfrentam neste sábado (01), em Madrid na grande final da UEFA Champions League. A decisão é a primeira dos Spurs na história, enquanto os Reds buscam o sexto título europeu.

Para chegar na grande decisão da UEFA Champions League , que acontecerá no Wanda Metropolitano , estádio do Atlético de Madrid,  Tottenham e Liverpool  protagonizaram grandes viradas nas semifinais.

Leia também: Final da Champions League será transmitida em estação de metrô em São Paulo

O Liverpool fez uma partida fantástica contra o Barcelona, em Anfield, vencendo por 4 a 0 e revertendo a desvantagem de três gols do jogo de ida, enquanto o Tottenham, com hat-trick do brasileiro Lucas Moura, virou pra cima do Ajax na Holanda, por 3 a 2, e conseguiu a classificação para a final .

Curiosidades

  • O Liverpool disputará sua nona final europeia, e vai em busca de seu sexto título - o último foi contra o Milan, em 2005, numa partida épica - enquanto o Tottenham, que nunca disputou a decisão, vai atrás de seu primeiro título.

  • Antes desta temporada, a melhor campanha dos Spurs na Liga dos Campeões havia sido em 1961/62, quando foram eliminados pelo Benfica na semifinal da competição.

  • Houve seis finais da UEFA Champions League entre clubes do mesmo país, todas desde 2000. A única final inglesa aconteceu no Estádio Luzhniki, em Moscou, em 2008, quando o Manchester United venceu o Chelsea por 6-5 nos pênaltis, após empate em 1 a 1.

  • O Tottenham será o oitavo clube inglês a participar da final da Liga dos Campeões, mais do que qualquer outro país; Itália e Alemanha são as seguintes na lista, com seis cada.

  • Esta é a quinta final da Champions League realizada em Madri, depois das de 1957, 1969, 1980 e 2010 - todas disputadas na casa do Real Madrid, o Santiago Bernabéu - e a oitava na Espanha.

Leia também: Força máxima! Kane e Firmino estão liberados para a final da Liga dos Campeões

  • Os Spurs são o 40º clube a chegar à final da Liga dos Campeões e os primeiros estreantes desde o Chelsea em 2008.

  • Os Spurs podem tornar-se o 23º clube a vencer a Champions e o primeiro a ver o nome inscrito no troféu pela primeira vez, desde o Chelsea, vencedor em 2012.

  • Esta é a terceira vez que o Liverpool alcança finais consecutivas na Liga. Apenas Juventus (1997, 1998) e Valência (2000, 2001) perderam a final em anos consecutivos.

  • Depois de ter conseguido o gol do Liverpool contra o Real Madrid, em Kiev, no ano passado, Mané pode tornar-se no oitavo jogador a marcar em mais de uma final da UEFA Champions League, depois de Gareth Bale, Samuel Eto'o, Lionel Messi, Sergio Ramos, Raúl González, Mario Mandžukić e Cristiano Ronaldo, que é o único a marar em três

Histórico do confronto

Tottenham e Liverpool medem suas forças na Champions League
Reprodução / Liverpool
Tottenham e Liverpool medem suas forças na Champions League


  • As duas equipes se encontraram apenas uma vez em competições europeias, nas semifinais da Taça da UEFA de 1972/73. Após empate em 2 a 2 no placar agregado, os Reds se classificaram pelo critério dos gols fora e foram para a final do torneio.

Leia também: Preços de ingressos aumentam para final da Champions e Klopp se irrita

  •  No total, Tottenham e Liverpool se enfrentaram 170 vezes em todas as competições, com 79 vitórias dos Reds, 48 dos Spurs e 43 empates.

  • O Liverpool perdeu apenas um dos últimos 14 encontros entre as duas equipes desde o início de 2013 e ganhou nove.

  • Os Reds venceram por 2 a 1 os dois jogos da Premier League desta temporada, o último deles em Anfield, em 31 de Março, partida em que Toby Alderweireld marcou contra, no último minuto.

  • Firmino marcou o gol da vitória quando as equipes se encontraram em Wembley, no dia 15 de setembro, depois de, no primeiro tempo, Wijnaldum ter inaugurado o marcador. O gol no último minuto de Erik Lamela cnão adiantou para o Spurs.

  • O único encontro numa final entre as duas equipes foi na final da Taça da Liga de 1982, em Wembley, quando o Liverpool venceu por 3 a 1 na prorrogação e de virada, com gols de Ronnie Whelan (2) e Ian Rush.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!