Ajax foi campeão holandês da temporada 2018/29
Reprodução
Ajax foi campeão holandês da temporada 2018/29

O campeonato holandês chamou atenção do mundo inteiro nesta temporada europeia, não somente pelo futebol apresentado pelo Ajax na Liga dos Campeões, mas também por um acordo entre os times do país, anunciado no fim de 2018.

Leia também:  Simeone pede e Atlético de Madrid entra na briga para contratar David Neres

Como forma de aumentar a competitividade do campeonato holandês , alguns clubes propuseram dividir os ganhos financeiros de competições internacionais (Liga dos Campeões e Liga Europa) para todas as equipes da Eredivisie. No fim do torneio 2018/19, inclusive, algumas rodadas foram adiadas para que o Ajax pudesse se preparar melhor para a Champions.

A proposta apresentada em outubro de 2018 ganhou corpo e a próxima temporada do Campeonato Holandês terá algumas novidades . Confira abaixo:

Rebaixamento

A partir da temporada 2019/20 além do último colocado da tabela da Eredivisie, o penúltimo time também cairá diretamente para a segunda divisão. Em contrapartida, o campeão e vice-campeão da Eerste Divisie sobem para a elite do país. Somente uma vaga será definida no esquema de play-offs.

Repartição financeira

Está estabelecido que 5% do dinheiro entregue pela Uefa aos clubes holandeses que estiverem em competições internacionais será destinado para os clubes menores do país. Leva vantagem nessa porcentagem os times que tiverem grama natural nos estádios.

Contratações na base

De acordo com o perfil Espreme a Laranja, especializado em futebol holandês, os clubes fizeram um “acordo de cavalheiros” e estabeleceram que a partir da próxima temporada um time não poderá contratar jogadores da base do adversário.

Leia também:  Neymar fica fora de seleção histórica do PSG feita por jornalistas e torcedores

Um exemplo prático: o Ajax não poderá contratar um jogador que ainda faz parte da categoria de base do PSV, assim como o PSV se compromete a não investir nos garotos do Ajax e assim por diante.

Flexibilidade no calendário

Assim como foi feito no fim da temporada enquanto o Ajax disputava as semifinais da Liga dos Campeões, em 2019/20 os times querem maior flexibilização na tabela para mudanças de algumas partidas, enquanto outras equipes estiverem em fases importantes dos torneios internacionais.

Leia também:  Novo reforço do Borussia Dortmund já teve "apagão" bizarro em campo; veja

Direitos de televisão no Campeonato Holandês

Da mesma forma que o dinheiro da Uefa será repartido, as equipes também querem uma divisão mais justa dos direitos de televisão para aumentar ainda mais o desempenho do país. Em levantamento de 2018, a Eredivisie era o oitavo campeonato mais valioso do mundo chegando a casa dos 739,73 milhões de euros (R$ 3.3 bilhões, na cotação atual).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!