O acidente aéreo que vitimou 18 atletas do Torino e cinco membros da comissão técnica, também conhecido como Tragédia de Superga completa neste sábado (04) 70 anos.
Leia também: CR7 desabafa: "Parece que todos os anos preciso provar que sou bom"
O Torino, que na época era o clube italiano mais poderoso, perdeu quase todo o seu elenco no acidente e nunca mais voltou a ter a mesma força de antes.
No dia 4 de maio de 1949, o avião que levava a delegação do Torino se chocou contra a colina da Basílica de Superga, em Turim, matando as 31 pessoas a bordo. A equipe vitimada pela tragédia é considerada ainda hoje uma das melhores da história do futebol italiano e era a base da seleção nacional na época.
O time foi apelidado na época de "Grande Torino ", devido ao seu desempenho. A equipe piemontesa conquistou cinco Campeonatos Italianos consecutivos e tinha como um dos seus principais craques o meio-campista Valentino Mazzola.
Desde aquela época, o clube mantém um recorde de seis anos e nove meses de invencibilidade. Do dia 31 de janeiro de 1943 até 23 de outubro de 1949, o time somou 89 vitórias e 11 empates, com 363 gols marcados e apenas 80 tomados.
Leia também: Atlético de Madrid encaminha acerto com zagueiro Felipe, ex-Corinthians
A tragédia de Superga não abalou somente os torcedores do "Toro", mas também toda a Itália. Quase um milhão de pessoas acompanharam o cortejo fúnebre dos atletas que morreram no acidente.
Após o acidente, o clube conquistou apenas um Campeonato Italiano (1975/76) e três Copas da Itália (1967/68, 1970/71 e1992/93). O Toro também amargou seis rebaixamentos entre as temporadas 1959/60 e 2011/12.
Homenagens pelos 70 anos do acidente
Nesta sexta-feira (03), delegações do River Plate, do Benfica, da Fiorentina e da Juventus estiveram presentes no local da tragédia e homenagearam as vítimas do acidente aéreo. "Obrigado por estarem perto a todos os clubes presentes. O 'Grande Torino' é o orgulho da Itália", escreveu o clube.
A equipe enfrenta a Juventus nesta tarde e usará uma camiseta especial que relembra o ano de 1949.
Amanhã, a empresa pública de correios Poste Italiane irá lançar alguns selos especiais dos jogadores do Torino. A Catedral de Turim também receberá uma missa, onde estará presente o atual elenco do clube italiano.
"70 anos depois da tragédia de Superga , é uma grande responsabilidade ser presidente do Torino. O 'Grande Torino' foi um time absolutamente inatingível, formado por jogadores invencíveis, que conquistaram cinco títulos consecutivos e provavelmente continuariam vencendo", afirmou o presidente Urbano Cairo.
Leia também: Após 'profetizar', Renê Simões lamenta polêmicas de Neymar Jr. Leia mais
No Brasil, o acidente aéreo será relembrado com uma palestra no Museu do Futebol, em São Paulo. Um dos convidados para o debate será o ex-jogador Dino Sani, campeão da Copa do Mundo de 1958 pela seleção brasileira, e que jogou no futebol italiano entre 1961 e 1964, pelo Milan.