Tamanho do texto

A polícia de Lyon autorizou 20 torcedores radicais a entrarem no estádio mesmo com veto do Barcelona; houve conflito com torcedores comuns

Torcida do Barcelona teve conflitos depois de jogo da oitavas da Liga dos Campeões da Uefa
Reprodução
Torcida do Barcelona teve conflitos depois de jogo da oitavas da Liga dos Campeões da Uefa

Uma confusão entre torcedores do Barcelona depois do duelo contra o Lyon na última terça-feira, na França, pela Liga dos Campeões da Uefa, obrigou a equipe catalã a abrir investigação e impor sanções aos envolvidos.

Leia também:  Para Neymar, discussão sobre 'quem é maior na era pós-Pelé' não faz sentido 

De acordo com informações do jornal Mundo Deportivo , um grupo de 20 torcedores da Boixos Nois, torcida organizada do Barcelona, compareceu ao estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, na primeira partida das oitavas de final da Liga dos Campeões da Uefa , e discutiu com outros torcedores presentes na arquibancada.

Aos gritos de ‘morte a Laporte’, presidente da equipe, e com a resposta de nacionalistas catalães que gritavam por liberdade aos presos políticos, as duas alas da torcida se enfrentaram após o apito final. A publicação cita que foi necessário uma intervenção policial para que não houvessem feridos.

O grupo de torcedores radicais estava sendo monitorado pela polícia da prefeitura de Lyon e pelos Mossos d’Esquadra, a polícia da Catalunha. O Barcelona soube da presença dos ultras antes da partida e vetou a venda de ingressos para eles.

Porém, considerando os riscos para a segurança fora do estádio, a polícia local aprovou a venda de ingressos para os Boixos Nois. Após os conflitos, o Barcelona enviou uma queixa formal à Uefa pelo ocorrido.

Leia também:  Família de Emiliano Sala pode ficar sem indenização por erro do Cardiff City

É comum que qualquer ato de indisciplina ocorrido durante os jogos da Liga dos Campeões seja reportado no relatório disciplinar do site da Uefa, mas o jogo entre Lyon e Barcelona não está entre os relacionados com conflitos.

Como forma de encontrar os torcedores baderneiros, o Barcelona divulgou comunicado em que diz que a equipe está trabalhando para a identificação dos torcedores e quando isso acontecer, a Comissão Disciplinar do clube irá se reunir para ‘empreender ações apropriadas’.

Para pedir ajuda, a equipe abriu um canal de comunicação via e-mail e telefone para que os torcedores presentes no Parc Olympique Lyonnais possam ajudar na identificação.

O comunicado acaba afirmando que a “implementar dessas medidas imediatamente, a fim de continuar lutando para erradicar completamente qualquer comportamento violento, e para garantir que as viagens com a primeira equipe sejam uma experiência familiar, confortável e segura”.

Leia também:  Palmeiras pode ser rebaixado para Série B por causa de ex-cartola Del Nero

O Barcelona realiza grupos de viagens com torcedores da Catalunha para jogos fora da Espanha, assim como o da última terça-feira da Liga dos Campeões da Uefa . O grupo organizado de torcedores viajou por conta própria até a França.

    Leia tudo sobre: Futebol