Marco Polo Del Nero (à esquerda) é membro do conselho deliberativo do Palmeiras
Reprodução
Marco Polo Del Nero (à esquerda) é membro do conselho deliberativo do Palmeiras

Por não ter afastado o ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, do quadro de membros de seu Conselho Deliberativo, o Palmeiras pode ser punido pela Fifa e rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Leia também:  Conmebol abre investigação contra brasileiros na Liberta e Sul-Americana

A informação foi vinculada hoje no Estado de S. Paulo . De acordo com um porta-voz da Fifa que conversou com a publicação, o Palmeiras está sujeito às sanções previstas no artigo 64 do Código Disciplinar da Entidade.

Segundo o regulamento, o clube que não respeitar uma decisão aprovada por órgãos internos “será avisado e notificado que, no caso de inadimplência ou não cumprimento de uma decisão dentro do prazo estipulado, pontos serão deduzidos ou será ordenado o rebaixamento para uma divisão inferior”. A punição ainda prevê proibição de transferência de jogadores.

Del Nero foi banido pela Fifa no início de 2018 após ser culpado por suborno e corrupção, conflito de interesses e desvio de conduta. O ex-cartola foi multado em 1 milhão de francos suíços (R$ 3.5 milhões na cotação atual) e foi permanentemente proibido de exercer qualquer função no futebol.

Leia também:  Documentário sobre reconstrução da Chapecoense abre festival na Espanha

Após o comunicado da Fifa, em abril do ano passado, a CBF mudou o comando da entidade e confirmou o então vice-presidente Antônio Carlos Nunes de Lima como novo presidente.

De acordo com o Estadão , Del Nero apresentou um pedido de afastamento do Palmeiras na época de sua punição, mas não foi expulso em definitivo. A questão entre o ex-cartola e a Fifa ainda não está totalmente resolvida, já que Marco entrou com recurso contra a decisão da entidade.

Mesmo não estando presente em reuniões do Conselho, a presença de Del Nero no clube se enquadra nos moldes de punição previstos no regulamento da entidade máxima do futebol.

Leia também:  Ver o futebol brasileiro virou motivo para castigo e tortura; leia coluna

Atual campeão do Campeonato Brasileiro da Série A, o  Palmeiras não se pronunciou sobre a punição da Fifa e o possível rebaixamento para a Série B.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!