Tamanho do texto

Um relatório do Observatório Nacional apontou que o público subiu de 24,5 mil para 25,2 mil por jogo, além de uma diminuição no policiamento local

Relatório indica aumento de torcida na Itália após violência diminuir
Divulgação
Relatório indica aumento de torcida na Itália após violência diminuir

O índice de violência nos estádios da Série A do Campeonato Italiano diminuiu, segundo informou nesta terça-feira (13) um relatório divulgado pelo Observatório Nacional de Eventos Esportivos da Itália.

Leia também:  Feridos em incêndio no CT do Flamengo tem melhora clínica; saiba mais

De acordo com o comunicado, os estádios ganharam mais espectadores e possuem menos policiais realizando a segurança dos jogos. Com a diminuição dos incidentes de violência dentro dos estádios e nas imediações, a média de público na Série A aumentou de 24,5 mil para 25,2 mil pessoas.

No entanto, o relatório informou que os confrontos entre torcedores estão acontecendo cada vez mais longe dos estádios. Um dos exemplos foi a briga entre os ultras da Lazio e da Inter de Milão, que causou a morte do italiano Daniele Belardinelli, de 35 anos.

O incidente ocorreu em dezembro na via Novara, em meio a uma briga de torcidas . Uma van com napolitanos foi bloqueada e atacada por torcedores organizados da Inter. Ao deixar a zona de confusão, o veículo atropelou o torcedor nerazzurro, que não resistiu aos ferimentos.

Leia também:  Insatisfeito com Sarri, Chelsea quer Zidane como novo técnico, diz jornal

O relatório informou que o número de feridos em confrontos caiu de 30 para 15, assim como os civis feridos, que foi de 23 para 19. Já entre as forças de segurança, o número de policiais feridos caiu de 24 para 15. A quantia de pessoas presas também caiu (de 25 para 18).

Apesar dos números da violência terem diminuído, o número de casos de racismo na Itália tem se tornado um grande problema para o futebol do país.

Desde o caso envolvendo o zagueiro Koulibaly, do Napoli, em dezembro de 2018, a Federação Italiana mudou as regras para suspender uma partida em casos de insultos racistas durante os jogos. Clique aqui e entenda .

Com a baixa na violência , o Campeonato Italiano retorna nesta sexta-feira (15), com a partida entre Juventus e Frosinone, em Turim, as 17h30. A partida será válida pela 24ª rodada da competição. A Velha Senhora é a líder do campeonato com 63 pontos, nove a frente do Napoli.

    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas