Na onda de Ronaldo Fenômeno , o zagueiro Gerard Piqué é o novo dono do FC Andorra, time que disputa a quinta divisão da Espanha. No sábado (29) o próprio jogador confirmou a aquisição em um comunicado.
O Futbol Club Andorra foi fundado em 1942 e, apesar de estar situado em um microestado soberano, é filiado à Real Federação Espanhola de Futebol e disputa a Liga Espanhola e a Copa do Rei. A maior conquista da história da equipe foi em 1994, quando foi campeão catalão tendo eliminado o Barcelona nas semifinais.
Rumores da aquisição do time pelo zagueiro eram frequentes nas últimas semanas. O atleta anunciou que a compra foi realizada pelo grupo de investimentos Kosmos, ao qual ele lidera. O negócio foi aprovado pelos associados.
Leia também: Armador de 19 anos do Dallas Mavericks é destaque no ano de 2018 na NBA
Investir em um time de futebol regional não é a primeira ação do grupo Kosmos. Recentemente Piqué e seus sócios receberam o apoio da Federação Internacional de Tênis (ITF) para renovar o formato da Copa Davis.
A decisão tem gerado algumas críticas por parte tenistas. O ex-atleta romeno Ion Tiriac chegou a declarar que Piqué deveria se manter no futebol. Roger Federer também não gostou e disse que o torneio ‘não pode virar Copa do Mundo’.
A partir de 2019, a Copa Davis será disputada em duas semanas com 18 países. As finais serão em sede neutra, em sete dias, em duelos de três jogos e baseado no ‘melhor de três’.
Além dos empreendimentos no futebol e no tênis, o grupo Kosmos também tem investido no e-Sports, videogames, óculos, bebidas isotônicas e hambúrgueres orgânicos.
Leia também: Aos 23 anos, Kyrgios irá se aposentar do tênis se vencer Australian Open
No pensamento de jogadores e ex-jogadores que também são empresários, os pequenos clubes espanhóis são uma saída lucrativa. Além de Ronaldo, com o Valladolid, e Piqué com o FC Andorra , quem mais pode virar dono de um time de futebol na Espanha?