undefined
Reuters
Alguns torcedores se feriram após confusão em praça durante transmissão de jogo da Juventus, em Turim, na Itália

Na última quarta-feira (12) a Corte de Cassação, última instância da Justiça da Itália, confirmou a validade da hipótese de homicídio preterintencional em tumulto envolvendo torcedores da Juventus, em junho de 2017, e que vitimou uma torcedora.

Leia também:  UEFA planeja jogos da Champions nos fins de semana para atrair chineses

O caso aconteceu durante a transmissão da final da Liga dos Campeões de 2016/17, entre Juventus e Real Madrid. Quarenta mil torcedores da Velha Senhora se reuniram na praça San Carlo, no centro de Turim, na Itália , para acompanhar a partida.

No meio do evento, um grupo de jovens causou correria na praça e alguns torcedores foram pisoteados. A torcedora da Juventus, Erika Pioletti, de 38 anos, faleceu alguns dias depois no hospital.

E o que é homicídio preterintencional? Esse termo é usado quando uma agressão, ainda que sem o desejo do autor, resulta em morte. De acordo com o Ministério Público da Itália, uma quadrilha de jovens lançou spray de pimenta na multidão para realizar assaltos.

A ação causou correria, as grades que cercavam a entrada de um estacionamento subterrâneo foram derrubadas e o barulho gerou um falso alarme de bomba. Neste instante, centenas de pessoas foram pisoteadas, incluindo Erika Pioletti.

Cerca de 600 pessoas ficaram feridas, sendo dez em estado grave. A maioria deles teve lesões leves, em decorrência de garrafas quebradas espalhadas pela praça.

Leia também:  Atlético-PR vence Barranquilla nos pênaltis e é campeão da Sul-Americana

A decisão de validar o homicídio preterintencional partiu da Suprema Corte e foi uma resposta a recurso da defesa dos réus que contestava essa tipificação. A Corte de Cassação também determinou a prisão preventiva dos réus no inquérito.

Logo após a morte de Erika, diversas personalidades italianas prestaram homenagens, incluindo Valentina Allegri, filha do treinador da Juventus , Massimiliano Allegri.

Leia também:  José Mourinho não dá folga e jogadores do United treinarão na tarde de Natal

Lembrando que nesse dia, além dos diversos feridos, os torcedores da Juventus da Itália viram a equipe perder por 4 a 1 do Real Madrid, que conquistou seu 12º título da Liga dos Campeões na história.

    Leia tudo sobre: Futebol

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários