O presidente da UEFA, Aleksander Ceferin e o presidente da Associação de Clubes Europeus (ECA), Andreas Agnelli, que também é o mandatário da Juventus, estão discutindo um plano para que jogos da Champions League aconteçam aos finais de semana, de acordo com informações da revista alemã 'Sport Bild'.
Leia também: Lista da Uefa para time do ano tem domínio do Real Madrid e quatro brasileiros
Segundo a publicação, a ideia de mudar os dias de partidas da Champions League tem como intenção aumentar a audiência televisiva em todo o mundo. Em alguns países, a diferença de fuso horário dificulta que os jogos de terça e quarta-feira sejam assistidos.
Na China , mercado que a UEFA pretende conquistar, são quatro da manhã quando começam as partidas, por exemplo.
Agnelli também deseja aumentar o número de jogos da primeira fase da Liga dos Campeões ao mudar o formato dos grupos, que ao invés de serem oito com quatro equipes, passariam a ser quatro com oito equipes.
Leia também: Uefa anuncia criação da "Liga Europa 2", terceira competição europeia de clubes
A mudança seria boa para os clubes, que jogariam 14 partidas na fase de grupos, recebendo mais prêmios da UEFA e aumentando a receita com bilheteria em dias de jogos.
Caso a "reforma" se confirme, as ligas nacionais teriam que ter suas partidas realizadas com maior frequência durante a semana. Para facilitar, o presidente da ECA planeja também reduzir o número de equipes que disputam ligas europeias.
Leia também: Uefa aprova e VAR já será usado nas oitavas de final da Liga dos Campeões
Ainda segundo o 'Sport Bild', a Liga Alemã de Futebol teve conhecimento dos planos da UEFA para a Champions League e se mostrou contrária as mudanças cogitadas.