Tamanho do texto

O jornal britânico The Times tinha antecipado a decisão no fim de novembro. A entidade europeia quer utilizar o VAR também em outras competições

Uefa vai implementar VAR  já nas oitavas de final da Champions 2018/19
DIVULGAÇÃO/UEFA
Uefa vai implementar VAR já nas oitavas de final da Champions 2018/19

A Uefa anunciou nesta segunda-feira (03) que o sistema de árbitro de vídeo – VAR será utilizado já nas oitavas-de-final da Liga dos Campeões, em fevereiro.

Leia também:  Cristiano Ronaldo não vai à Bola de Ouro por ter ficado em 2º lugar, diz tv

O Comitê Executivo da Uefa decidiu pela implementação do VAR depois de reunião em Dublin, na República da Irlanda. Segundo as informações postadas no site da entidade europeia, foram realizados testes tecnológicos e formação para árbitros antes que a tecnologia fosse aprovada na maior competição interclubes do continente.

Além desse anúncio, a Uefa também comunicou que a final da Liga Europa de 2019, que terá sua final disputada no Azerbaijão, em 29 de maio, também contará com o recurso de árbitro de vídeo.

O VAR estará presente na Liga das Nações de 2019 e na fase final do Campeonato Europeu sub-21 de 2019.

Inicialmente, a tecnologia estará presente apenas nas fases de mata mata da Liga dos Campeões , tanto essa temporada como na temporada de 2019/20. O uso na fase de grupos está programado para a temporada 2020/21.

A ideia da entidade é colocar o recurso na Supercopa Europeia de 2019, na fase final da Eurocopa 2020 e na fase final da Liga das Nações de 2021.

Cético ao uso da tecnologia como auxilio para os árbitros, o presidente da Uefa , Aleksander Ceferin comentou sobre a decisão do Comitê Executivo.

“Estamos prontos para usar o VAR antes do inicialmente previsto e estamos convencidos que será benéfico para as nossas competições, pois será uma ajuda preciosa para as equipes de arbitragem e irá ajudar a reduzir as decisões incorretas”, disse.

No fim de novembro,  o jornal britânico The Times já havia adiantado a possibilidade do VAR na Liga dos Campeões a partir das oitavas de final.

O recurso tecnológico já é utilizado em diversas ligas nacionais da Europa como a Itália, Alemanha, Portugal e Espanha. A Premier League é a única entre os cinco maiores campeonatos europeus que ainda resiste ao VAR. De acordo com algumas informações, é possível que a organização adote o recurso nos próximos anos.

VAR foi a novidade da Copa do Mundo da Rússia e foi avaliado como positivo
FIFA/ Divulgação
VAR foi a novidade da Copa do Mundo da Rússia e foi avaliado como positivo

Na América do Sul, a Libertadores e a Copa Sul-Americana usaram o VAR nesta temporada a partir das quartas de final. Já no Brasil, a tecnologia estreou a nível nacional em agosto, com as partidas decisivas da Copa do Brasil.

Leia também:  Após ser rebaixada, Alemanha cai no grupo da Holanda nas eliminatórias Euro 

Relembre abaixo as quatro situações em que o uso do VAR é aprovado:

  • Gol;
  • Lances de Pênalti;
  • Cartão vermelho direto; e
  • Erro de identificação de jogadores na aplicação de cartões
    Leia tudo sobre: Futebol
    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas