Aubameyang marcou de pênalti para o Arsenal e torcedor rival atirou casca de banana no gramado
Getty Images
Aubameyang marcou de pênalti para o Arsenal e torcedor rival atirou casca de banana no gramado

O clássico londrino entre Arsenal e Tottenham, que aconteceu na manhã do último domingo (02), foi um jogaço dentro de campo, mas ficou manchado por um ato de racismo contra o atacante dos Gunners, Pierre-Emerick Aubameyang.

Leia também:  Palmeiras vence Vitória em jogo da taça; América e Sport são rebaixados

Aos 10 minutos de jogo, Aubameyang abriu o placar para os donos da casa em cobrança de pênalti. O lance foi em frente a torcida adversária e, no momento do gol, uma casca de banana foi atirada no gramado.

A Polícia Metropolitana de Londres informou que o torcedor responsável por lançar a casca de banana no gramado foi detido e que a corporação investiga se o incidente será caracterizado como ato de racismo. O torcedor foi detido, a princípio, por “arremessar objeto no campo”.

O jornal inglês Mirror , publicou no início da manhã desta segunda-feira uma coluna repudiando o ocorrido. “Você tem que estar vivendo sob uma rocha ou jovem o suficiente para continuar vendo slime no Youtube para não saber o que representa jogar uma banana em um jogador de futebol negro”, diz o texto.

De acordo com a publicação, algumas pessoas nas redes sociais tentaram explicar o ato do torcedor e, o jornal admitiu que é difícil na Inglaterra as pessoas admitirem que existe racismo no esporte.

Leia também:  Final da Libertadores em Madrid é decisão "irreversível", diz Conmebol

A organização inglesa Kick It Out, fundada em 1993 e tem como sua principal pauta a luta contra o racismo, publicou na semana passada um relatório dizendo que a discriminação racial está em ascensão no Reino Unido.

No site da Kick It Out, é possível encontrar números concretos do racismo no futebol, em especial na última temporada. Em 2017/18 foram registrados 214 ocorrências em jogos profissionais, 201 nas redes sociais e 105 no futebol de base.

Aubameyang marcou de pênalti para o Arsenal e torcedor rival atirou casca de banana no gramado
Getty Images
Aubameyang marcou de pênalti para o Arsenal e torcedor rival atirou casca de banana no gramado

O ex-jogador do Arsenal e da seleção inglesa, Ian Wright, dirigiu a série documental Out Of Their Skin (Fora de sua pele, em tradução livre), lançado pelo canal de televisão ITV4, que mostra imagens de racismo no futebol inglês, anos atrás, e comentou sobre o ato contra Aubameyang.

“Agora o Tottenham tem que lidar com isso porque algum idiota fez isso. Não foi apenas o Spurs evergonhado, mas constrangeu a Premier League porque já deu a volta ao mundo. É muito lamentável ver isso”, disse o ex-jogador à BBC.

Por meio de um representante, o Tottenham se posicionou. “Comportamentos como esse são completamente inaceitáveis e o torcedor em questão será banido”.

A rodada desse fim de semana também teve um caráter social. A Premier League apoiou a causa LGBTI+ com a campanha Rainbow Laces .

Apesar do incidente com Aubameyang , o Arsenal venceu a partida por 4 a 2 com dois gols do gabonês, um de Lacazatte e outro de Torreira. Pelo Tottenham, Dier e Kane balançaram as redes. A equipe volta a campo contra o Manchester United, na próxima quarta-feira.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!