Seguindo novos planos de marketing, Juventus considera fazer jogos fora da Itália
Reprodução/Twitter/juventusfc
Seguindo novos planos de marketing, Juventus considera fazer jogos fora da Itália

Parece que a tendência do mercado futebolístico atual é sediar jogos fora dos países de origem dos clubes. Depois dos organizadores da La Liga tentarem realizar um jogo entre Barcelona e Girona nos Estados Unidos, é a vez da Juventus de Turim considerar a opção de marketing.

Leia também:  Diretor do Barcelona não descarta volta de Neymar ao clube em 2019

O chefe de parcerias globais e receitas corporativas do time italiano, Giorgio Ricci, deu uma entrevista para a BBC Sports e comentou sobre a ideia do novo marketing de importar jogos de futebol.

“Tornar a liga mais global é realmente importante. Exportar um dos 38 jogos (do Campeonato Italiano) é uma boa opção”, disse Ricci.

Se considerar os contratos de televisão para o mercado exterior, a Série A (Campeonato Italiano) conseguiu o maior valor de sua história para os próximos três anos, cerca de 420 milhões de dólares com a empresa IMG (segundo informações da Forbes ).

Considerada a maior liga de futebol do mundo, a Premier League tem um contrato de 1,4 bilhão de dólares por temporada para a transmissão de seus jogos internacionalmente.

A fim de igualar esses números, a diretoria da Juventus cogita ‘exportar’ os jogos da equipe. “Se olharmos para algumas ligas mais desenvolvidas em termos de estratégia comercial; NBA e NFL, eles estão exportando uma ou duas partidas no exterior, para o Reino Unido ou outros lugares da Europa”, relembrou Ricci.

A ideia de Giorgio é manter uma opção que atenda às exigências da Fifa . A entidade é contra o jogo da La Liga em Miami e tem dificultado a operação.

Leia também: Médico da seleção brasileira diz que lesão de Neymar não é grave. Saiba mais

“A chave é encontrar o equilíbrio certo entre o que a necessidade comercial é e não perder o DNA doméstico, que é a essência do futebol”, completou o dirigente.

A internacionalização de jogos como medida de marketing não é novidade na Itália

Supercopa da Itália de 1993 foi realizada em Washington, EUA. Ação de marketing para a Série A ainda não está certa
Reprodução
Supercopa da Itália de 1993 foi realizada em Washington, EUA. Ação de marketing para a Série A ainda não está certa

A Supercopa da Itália é um evento que há anos é exportado para diversos lugares do mundo. Em 1993, o jogo entre Milan e Torino foi realizado em Washington, no RFK Stadium. Após esse evento, já são seis partidas que seguiram esse padrão.

Leia também:  José Maria Marin é condenado a pagar mais de R$500 mil por corrupção

Em janeiro de 2019, a Juventus enfrentará o Milan em Riad, na Arábia Saudita, em outra final italiana fora do país. Com a experiência da Supercopa da Itália, resta saber se a ação de marketing de internacionalizar os jogos do Campeonato Italiano vai funcionar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!