O presidente da Lega Pro (terceira divisão do futebol italiano), Gabriele Gravina, formalizou nesta segunda-feira (1º) sua candidatura a presidente da Federação Italiana de Futebol (Figc), que está sob intervenção do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni) desde o início do ano.

Leia também: Totti não descarta assumir presidência da Roma no futuro: "Por que não?"

Gabriele Gravina, presidente da Lega Pro (terceira divisão do futebol italiano), é o primeiro candidato para chefiar a Figc
Divulgação
Gabriele Gravina, presidente da Lega Pro (terceira divisão do futebol italiano), é o primeiro candidato para chefiar a Figc

Gravina terá o apoio da Lega Pro, da Liga Nacional dos Amadores, da Associação Italiana dos Treinadores de Futebol (Aiac) e da Associação Italiana de Árbitros (AIA). Ele deve enfrentar o candidato da Lega Serie A, que administra a primeira divisão do futebol italiano , ainda não definido.

O presidente da Lega Pro já tentara se candidatar em janeiro passado, mas não houve acordo entre os representantes das diversas associações que compõem o futebol italiano para eleger um nome, forçando a intervenção do Coni.

Leia também: Silvio Berlusconi está perto de comprar clube da terceira divisão italiana

A nova votação está marcada para 22 de outubro, e o vencedor precisará obter 75% dos votos no primeiro escrutínio, dois terços no segundo, maioria simples no terceiro ou, em último caso, maioria simples em um eventual segundo turno entre os dois mais bem colocados.

A Lega Serie A realizará negociações com todos os clubes da elite para tentar definir seu candidato até 5 de outubro. "Haverá uma proposta de um nome novo, e esperamos que todos possam apoiar", disse o presidente do Genoa, Enrico Preziosi.

Leia também: Torcedor da Roma é condenado a prisão por morte de napolitano

"Não tenho nada contra Gravina, mas não acredito que seja nosso candidato", acrescentou o mandatário do clube de Génova. A Lega Serie A corresponde a 12% do colégio eleitoral da Figc, mas possui poder e influência para cooptar aliados e, quem sabe, comandar o futebol italiano .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!