Favorito para ser palco da abertura da Copa América de 2019 no Brasil , o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, mais conhecido como Morumbi, vai passar por algumas reformas nos próximos meses. O objetivo é modernizar o espaço para se adequar aos padrões de eventos da Conmebol.
Leia também: Lugano participa de reunião para formar novo sindicato de atletas em SP
A diretoria do São Paulo apresentou a entidade organizadora um cronograma de obras e deve dar sequência a ele em breve. Segundo informações, os vestiários devem passar por ampliação. Uma das exigências da Conmebol é a construção de um único túnel de acesso ao gramado – hoje os times entraram no gramado do Morumbi por túneis diferentes. A reforma será bancada pela Ambev, parceira do clube.
O centro de imprensa será realocado para o estacionamento do estádio, pois o número de profissionais que cobrirá a Copa América é muito maior que os habituais jornalistas que fazem a cobertura dos jogos do São Paulo no Brasil. Tribunas de imprensa escrita e de rádio serão ampliadas e cabos de internet também serão instalados para comportar a demanda de acessos online.
O principal pedido da entidade sul-americana é a adequação do estádio à instalação do VAR (árbitro de vídeo). O Morumbi já conta com uma sala de audiovisual e será nela que a equipe de árbitros irá manusear o sistema. A estrutura que está montada hoje será aprimorada.
O São Paulo anunciou que irá arcar com a compra e instalação de lâmpadas de LED no sistema de iluminação. Esse recurso se deve ao fato desse tipo de lâmpada ser mais econômica e de maior duração. A expectativa é que o clube reduza em 30% o gasto com a energia. Essa etapa da reforma está prevista para acontecer entre dezembro e janeiro e estará pronta para o Campeonato Paulista.
Leia também: Nas semis da Copa do Brasil, Flamengo e Palmeiras ficam em desvantagem
A última novidade prevista é a instalação de dois telões até fevereiro de 2019. O clube está em negociações com duas empresas e ainda estuda a possibilidade de inserir painéis multimídia no estádio, condicionados à captação de parceiros para custear a implementação do sistema.
Construido em 1960 e com capacidade para 72.809 pessoas, o estádio do São Paulo ficou fora do calendário da Copa do Mundo de 2014 por não estar dentro do 'padrão FIFA' exigido.
O Morumbi deve ser anunciado oficialmente como palco da abertura na próxima terça-feira (18), em reunião da Conmebol em La Paz, na Bolívia. O Allianz Parque, estádio do Palmeiras, deve receber os outros jogos no Estado de São Paulo. A Arena Corinthians ficou fora do cronograma da entidade porque o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, solicitou que retirassem o estádio do calendário.