A Uefa teve "luz verde" para criar um terceiro campeonato de clubes a partir da temporada 2021/22, informou nesta terça-feira o presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA, na sigla em inglês), Andrea Agnelli, também mandatário da Juventus.

Leia também: Uefa já admite retirar a regra do gol fora de casa na Liga dos Campeões

Andrea Agnelli, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), durante assembleia geral da entidade na Croácia, anunciou que a Uefa deve criar nova competição
Divulgação
Andrea Agnelli, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), durante assembleia geral da entidade na Croácia, anunciou que a Uefa deve criar nova competição

A nova competição da Uefa acontecerá simultaneamente aos outros dois torneios da entidade europeia, a Liga dos Campeões e a Liga Europa. "A luz verde foi dada para introduzir uma terceira competição, elevando o número total de clubes para 96, a partir da temporada 2021/22", disse Agnelli, durante assembleia da ECA em Split, na Croácia.

A introdução do novo torneio causará mudanças na Liga Europa, que teria sua fase de grupos reduzida de 48 equipes para 32. O objetivo da entidade é tornar a competição mais atrativa e oferecer a oportunidade para que mais clubes disputem torneios continentais.

A ideia de mudar o perfil da Liga Europa é um projeto antigo da Uefa, que chegou a revelar que vem "revisando constantemente" suas competições e "discutindo várias ideias dentro de seu comitê".

Leia também: UEFA planeja uso do VAR na Supercopa da Europa em 2019

Agnelli não forneceu mais detalhes sobre a nova competição, mas é previsto que o torneio não seja igual à já extinta Taça das Taças, que era disputada entre os campeões das copas nacionais de todos os países-membros da Uefa.

Novidade na Liga dos Campeões da Uefa

Uefa planeja criar novo torneio de clubes a partir de 2021, mesmo ano de possível novidade na Liga dos Campeões
Divulgação
Uefa planeja criar novo torneio de clubes a partir de 2021, mesmo ano de possível novidade na Liga dos Campeões

Segundo Jaume Roures, fundador da empresa de comunicação Mediapro, a Liga dos Campeões pode ter final fora da Europa pela primeira vez em sua história daqui a três anos. Roures detém os direitos de transmissão do evento e comentou sobre a possibilidade em entrevista à Catalunya Radio.

“Estão negociando [Uefa] realizar a final da Liga dos Campeões em Nova York”, disse o CEO no programa El Matí. O magnata também detém os direitos de imagem de alguns torneios espanhóis.

Leia também: Novidade: Liga dos Campeões pode ter final fora da Europa em 2021

A proposta só poderia ser aceita em 2021, já que a final das próximas duas edições da Uefa Champions League tem destino certo: a temporada de 2018/19 terá a partida decisiva no Wanda Metropolitano, casa do Atlético de Madri, na Espanha. E a final da temporada 2019/20 está agendada para o Olímpico Atartuk, em Istambul, na Turquia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!