A morte de Diego Armando Maradona , no final do último mês de novembro , ainda machuca o coração do povo argentino, que pode, em 2021, ver estampado nas cédulas de mil pesos o rosto do craque, em homenagem a sua vida e tragetória.
Por meio de uma proposta da senadora Norma Durango, o governo daquele país propôs a imagem de "El Pipe" de um lado e, no outro, o exato momento do segundo gol contra a Inglaterra na Copa do Mundo de 1986.
“A ideia é reconhecer Maradona, com seus prós e contras. O caráter excepcional de sua vida e de sua carreira, não não esteve isenta de erros, o enquadra na tradição grega dos heróis", afirmou a autora do projeto, em entrevista a uma rádio argentina.
O projeto de lei sugere ao Banco Central da República Argentina a impressão de 50%, no mínimo, do total previsto de cédulas de mil (1000) pesos ou denominação superior a serem impressas durante o ano de 2021.
Além disso, a iniciativa propõe a criação de selos postais comemorativos em homenagem ao ídolo argentino, que contemplariam tanto a sua carreira desportiva nos clubes onde jogou, como nas várias Copas do Mundo em que participou, como jogador ou como diretor técnico da seleção argentina.
Vale lembrar que o ex-presidente do Banco Central argentino Guido Sandleris havia proposto algo semelhante nas redes sociais em 2012. Na ocasião, ele sugeriu que Maradona estampasse as notas de 10 pesos argentinos (foto).