Tamanho do texto

Confira as brigas, protestos e declarações que marcaram a polêmica temporada de 2019 no futebol brasileiro

Lance

Enxame de abelhas

Enxame de abelhas invadiu a partida entre Fortaleza e Internacional arrow-options
Reprodução
Enxame de abelhas invadiu a partida entre Fortaleza e Internacional

Na partida entre Fortaleza e Internacional no primeiro turno do campeonato, o jogo teve que ser interrompido por um motivo bem curioso: um enxame de abelhas tomou conta da bandeirinha de escanteio. Os bombeiros tiveram que ser chamados para retirá-las e evitar um ataque, mas deu um trabalho...

W.O. do Figueirense

Jogadores do Cuiabá entraram sozinhos em campo.  Figueirense deu WO arrow-options
Reprodução / TV
Jogadores do Cuiabá entraram sozinhos em campo. Figueirense deu WO

Na Série B, o Figueirense passou maus bocados com a antiga empresa que geria as contas do clube. Por conta de diversos meses de salários não pagos, os jogadores protestaram e optaram por não entrar em campo contra o Cuiabá, que venceu por 3 a 0.

Leia também: Crise, WO e volta por cima: Como foi a saga do Figueirense na Série B 2019

Protestos no Flamengo

Torcida do Flamengo pichou o muro da Gávea arrow-options
Reprodução
Torcida do Flamengo pichou o muro da Gávea

Mas nem tudo era flores para o Flamengo no início do Brasileiro. Com atuações abaixo do esperado, o clube emitiu uma nota criticando veículos de imprensa, que estavam "atacando" um time campeão do estadual e da Florida Cup . Bom, a torcida não aceitou a declaração e protestou na Gávea: "Copa Mickey é o ca..."

Oswaldo x Ganso

Ganso e Oswaldo de Oliveira discutiram feio em campo arrow-options
Magá Jr/Ofotográfico/Agência O Globo
Ganso e Oswaldo de Oliveira discutiram feio em campo

Uma das principais brigas do ano foi entre o treinador Oswaldo de Oliveira e o meia Paulo Henrique Ganso. O clima ficou tão tenso entre os dois quando o jogador foi substituído contra o Ganso que eles trocaram xingamentos e tiveram que ser apartados para não irem as vias de fato. Tudo isso na beira do campo.

Jorge x Sasha

Sasha e Jorge discutiram no clássico entre Santos e São Paulo arrow-options
Reprodução
Sasha e Jorge discutiram no clássico entre Santos e São Paulo

Outra briga que ocorreu foi entre os jogadores Jorge e Eduardo Sasha, companheiros de time no Santos. Durante o clássico contra o São Paulo, os jogadores discutiram feio e Jorge chegou a botar o dedo na cara do atacante, que não gostou e os dois tiveram que ser separados.

Leia também: "Vontade foi de ter dado um soco na cara dele", diz Sasha após briga com Jorge

"Outro patamar"

Bruno Henrique foi polêmico após o clássico contra o Vasco arrow-options
Twitter/Reprodução
Bruno Henrique foi polêmico após o clássico contra o Vasco

Por falar em briga, o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, teve um excelente 2019. Após marcar dois gols no épico clássico contra o Vasco por 4x4, o atacante polemizou ao afirmar que o Flamengo estava em "outro patamar" em comparação ao arquirrival.

Diretoria banana

Torcedores do Palmeiras protestaram vestidos de Bananas de Pijamas arrow-options
Reprodução
Torcedores do Palmeiras protestaram vestidos de Bananas de Pijamas

O Palmeiras teve um ano muito abaixo do que a torcida esperava, sem conquistar títulos de grande expressão e ficou mais um ano na fila da "obsessão" do bi da Libertadores. A torcida não perdoou, com protestos intensos durante todo o ano. Entretanto, um em questão chamou a atenção:  torcedores se vestiram dos personagens do "Banana de Pijamas", desenho infantil dos anos 90.

Thiago Neves afastado

Thiago Neves foi afastado do Cruzeiro arrow-options
Twitter/Reprodução/Mineirão
Thiago Neves foi afastado do Cruzeiro

O Cruzeiro teve um ano extremamente conturbado e um dos principais personagens foi Thiago Neves. Com atuações ruins, o meia terminou o Brasileiro afastado antes do jogo contra o Vasco por frequentar uma festa na véspera da partida e viu a Raposa ser rebaixada pela primeira vez na história.

Não tava machucado?

Dedé apareceu dançando em vídeo arrow-options
Reprodução
Dedé apareceu dançando em vídeo

Outro episódio marcante nas polêmicas do Cruzeiro foi o zagueiro Dedé, que passou grande parte da temporada lesionado. Entretanto, na festa de aniversário da sua esposa, foi filmado dançando e pulando quando já estava lesionado. A festa foi invadida por membros da torcida organizada do clube e o zagueiro rapidamente deixou o local.

Quebra-quebra

Torcedores do Cruzeiro vandalizaram o Mineirão arrow-options
Foto: Reprodução/TV Globo
Torcedores do Cruzeiro vandalizaram o Mineirão

As torcidas organizadas do Cruzeiro protagonizaram um triste episódio no último jogo, quando o clube foi rebaixado. Após a derrota de 2 a 0 para o Palmeiras, parte da torcida se revoltou e começou a depredar o Mineirão, jogando bombas contra a Polícia Militar e tentando até invadir outros setores.