Palmeiras x Santos no Campeonato Paulista de 2019
Renato Pizzutto/BP Filmes
Palmeiras x Santos no Campeonato Paulista de 2019

Neste sábado, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Série A, o Palmeiras recebe o Santos no Allianz Parque, as 19h30 (horário de Brasília), em partida que vale a liderança da competição.

Leia também: Palmeiras receberá quantia milionária se não fechar com a Globo na TV aberta

E para fazer um aquecimento da partida, você sabia que o derby paulista é conhecido como ‘ clássico da saudade’? Que já teve um jogo beneficente entre eles para ajudar vítimas da seca no Nordeste? Que o maior público do duelo ultrapassa 100 mil pessoas? Todas essas perguntas serão respondidas tópico a tópico nessa matéria especial sobre o clássico da rodada.

Primeiro Confronto

O primeiro duelo entre Palmeiras (ainda conhecido como Palestra Itália) e Santos aconteceu no dia 03 de outubro de 1915, no Velódromo de São Paulo. A partida foi um desafio. Para disputar o campeonato paulista do ano seguinte, os alviverdes precisavam vencer um time da elite e o escolhido foi o time da baixada.

A partida terminou em 7 a 0 para o Santos e a chance do Palestra de disputar o Paulistão de 1916 tinham acabado. Porém, num golpe de sorte, o time do Scottish Wanderers foi expulso da competição e deu lugar aos alviverdes na competição estadual.

Por conta do respeito e sucesso do Santos Futebol Clube, a arrecadação do primeiro Palmeiras x Santos foi toda para ajudar as vítimas da Grande Seca do Nordeste, que vitimou entre 400 e 500 mil pessoas de 1877-79.

Leia também: Globo ou Esporte Interativo? Saiba onde assistir o clássico Palmeiras x Santos

Quem leva vantagem?

Contando desde o primeiro clássico quem leva vantagem é o Palmeiras. A equipe verde tem 136 vitórias e 553 gols marcados em 325 jogos. O Santos, por sua vez, venceu outras 104 partidas marcando 469 gols. As 85 partidas restantes terminaram empatadas.

Você viu?

Recordes da partida

Além de maior vencedor, o Palmeiras também detém a maior série invicta do clássico. Foram 15 jogos seguidos sem perder do Santos entre 08 de julho de 1917 e 06 de junho de 1926. Pelo lado do alvinegro praiano, a maior série invicta é de 10 jogos entre 30 de setembro de 1987 e 02 de maio de 1991.

Leia também: TV Globo "dá o troco" no Palmeiras e coloca jogos da Copa do Brasil no PPV

O maior artilheiro do confronto é Edson Arantes do Nascimento, Pelé. O atacante marcou 32 gols enquanto Heitor (Palmeiras) tem 13 gols marcados.

A partida com mais gols entre os dois aconteceu em 06 de março de 1958, pelo Torneio Rio-São Paulo, placar de Santos 7 x 6 Palmeiras.

Maiores goleadas

No ano de 1915, o Santos venceu o Palmeiras por 7 a 0 em sua maior goleada até hoje. Já em 1932 o Palmeiras fez oito gols em cima do Santos

Decisões de título

Entre Campeonato Paulista, Copa do Brasil, Taça Estado de São Paulo e Torneio Início Paulista, as equipes decidiram título em dez oportunidades. O Palmeiras saiu campeão em quatro campeonatos e o Santos nos outros seis.

Porque clássico da saudade?

Derby paulista recebeu o nome de 'clássico da saudade' em homenagem a década de 60 quando Ademir da Guia (Palmeiras) e Pelé (Santos) atuavam
Reprodução
Derby paulista recebeu o nome de 'clássico da saudade' em homenagem a década de 60 quando Ademir da Guia (Palmeiras) e Pelé (Santos) atuavam

Tanto Palmeiras como Santos tiveram elencos brilhantes em tempos anteriores e chamar o clássico paulista de ‘ clássico da saudade ’ é uma retomada aos duelos da década de 1960 quando os alviverdes tinham Ademir da Guia no time e os santistas contavam com Pelé entre os titulares.

Leia também: Tite diz que Neymar errou, mas desconversa sobre braçadeira de capitão

Num clássico centenário com tanta história e que vale (apesar de precoce) a liderança do Campeonato Brasileiro, quem vai sair campeão? Palmeiras ou Santos? Deixe seu comentário abaixo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!