Tamanho do texto

Ex-goleiro do São Paulo e atual treinador do Fortaleza-CE é apontado como o responsável por 'mudar o jeito de ver os goleiros no Brasil'

rogério ceni no são paulo
Arquivo iG Esporte
Rogério Ceni é um dos grandes ídolos da história tricolor e hoje treina o Fortaleza, do Ceará

O Campeonato Brasileiro Série A 2019 começa neste fim de semana e como forma de preparação para a competição o jornal O Globo anunciou durante a semana uma lista de Top 50 dos melhores atletas que já passaram pelo Brasileirão de pontos corridos.

Leia também:  A festa vai começar! Veja os times favoritos para a conquist do Brasileirão 2019

Com um júri de 47 participantes formado por jornalistas, comentaristas, técnicos e ex-jogadores, o critério para a escolha da lista com os nomes do Top 50 foi a preferência pessoal de cada jurado.

Os participantes escolhiam os nomes de dez atletas que achavam mais importantes para o Brasileirão e o primeiro de cada lista recebeu 10 pontos, o segundo nove, o terceiro oito e aí por diante.

O somatório dos votos colocou o ex-goleiro do São Paulo e atual treinador do Fortaleza, Rogério Ceni, no topo do ranking de jogadores mais importantes da história do Campeonato Brasileiro desde 2003, quando começou a ‘era dos pontos corridos’.

No texto descritivo sobre Rogério Ceni , é citada uma ‘carreira repleta de recordes que mudou o jeito de ver os goleiros no Brasil’. Jogando no São Paulo de 1990 até 2015, o goleiro participou de 1.237 partidas com a camisa Tricolor e marcou 131 gols, sendo 58 deles no Brasileirão Série A e, mesmo após quatro anos de sua aposentadoria, ele ainda hoje é o 23º artilheiro da competição.

Seguindo o goleiro, o atacante Fred ficou em segundo lugar na votação do jornal. Atualmente no Cruzeiro, o mineiro é o maior artilheiro dos pontos corridos com 142 gols, sendo o artilheiro das competições em 2012, 2014 e 2016.

Leia também:  Jogador morre em campo um dia após revelar que tinha problema no coração

Completando o ‘pódio’, o ex-jogador Alex, ídolo no Coritiba e Cruzeiro, ficou na terceira posição. Em entrevista ao O Globo, o curitibano comentou sobre sua presença no Top 10 “Acho que fui lembrado porque o Cruzeiro do Luxemburgo [entre 2003 e 2004] jogava um futebol que encantava. Ninguém mais joga daquele jeito”.

Veja abaixo o Top 10 completo:

  1. Rogério Ceni (goleiro)
  2. Fred (atacante)
  3. Alex (meia)
  4. Éverton Ribeiro (meia)
  5. Fábio (goleiro)
  6. Conca (meia)
  7. Cássio (goleiro)
  8. Hernanes (volante/meia)
  9. Petkovic (meia)
  10. Emerson Sheik (atacante)

Leia também:  Felipão se irrita com torcedores do Palmeiras e ameça sair: "Bando de Palhaços"

E você, torcedor, concorda com o Top 10 dos jogadores mais importantes do Brasileirão de pontos corridos? Quem faltou nesta lista ? Deixe seu comentário abaixo.