Adilson Durante Filho, conselheiro do Santos FC, que teve áudio com teor racista vazado
Reprodução
Adilson Durante Filho, conselheiro do Santos FC, que teve áudio com teor racista vazado

Na última quinta-feira (18) um áudio com teor racista do conselheiro do Santos Adilson Durante Filho, também conhecido como Adilsinho, vazou na internet e revoltou os torcedores do Peixe.

Leia também:  Agente de Gonzalo Carneiro cita depressão ao justificar doping por cocaína

Na gravação, Adilson conversa com um amigo chamado Caco e explica que ele deve desconfiar de todo pardo. “Essa cor é a mistura de uma raça que não tem caráter. É verdade, isso é estudo. Todo pardo/mulato você tem que tomar cuidado. São todos mau caráter, não tem um que não seja”, diz o conselheiro do Santos .

Logo após o primeiro perfil divulgar o áudio de 55 minutos de Adilson, a publicação viralizou nas redes sociais e os torcedores levantaram a hashtag #ExpulsaORacista pedindo a demissão do conselheiro.

No mesmo dia, o ex-diretor da base do clube divulgou um comunicado assumindo a autoria da gravação. Ele disse que o áudio era de ‘alguns anos atrás’. “Em um momento de infelicidade e levado pela emoção, em decorrência de um fato que muito me abalou, acabei me expressando de forma absolutamente diversa das minhas crenças e modo de agir”.

Adilson Durante Filho disse que se manifestou em um ‘pequeno grupo de supostos amigos de WhatsApp’ e pediu desculpas por ter ofendido alguém.

Ainda na quinta-feira, o Santos FC se pronunciou com uma nota oficial em suas redes sociais reiterando que desde os anos 60 é uma instituição que combate o racismo e citou Pelé, Pepe, Coutinho e Zito como símbolos do clube que é “produto da miscigenação”.

No sábado (20) pela manhã, Adilson protocolou no Conselho Deliberativo seu pedido de renúncia da função de conselheiro para o triênio de 2018/20 e o afastamento definitivo do quadro associativo, porém seu nome continua na lista do Conselho no site oficial do Santos FC.

O jornalista Lucas Musetti, setorista do Santos na Gazeta Esportiva, publicou no domingo (21) que alguns conselheiros do clube pensam em protocolar um requerimento para a expulsão de Adilson impedindo que ele pleiteie uma nova associação a médio prazo.

O requerimento poderia ser baseado no descumprimento do Artigo 03 do Código de Ética e Conduta do clube em que diz ser um dos deveres dos destinatários “respeitar e prover a diversidade e combater todas as formas de preconceito e discriminação em consequência de raça, cor de pele, nacionalidade, posição social, idade, religião, sexo, estética pessoal (...) ou qualquer outro fator de diferenciação individual”.

Leia também: Testemunha do caso Daniel acusa jogador de assédio em balada: "Forçou"

De acordo com o Artigo 20 do Regimento Interno do Santos, para que o Conselho Deliberativo apure responsabilidade de qualquer membro é imprescindível que no mínimo 20 (vinte) membros do Conselho solicitem a investigação.

Com o pedido acatado, o caso passa para a Comissão de Inquérito e Sindicância que tem até 30 dias para apresentar um parecer, tempo que Adilson teria para apresentar uma defesa.

Porém, segundo Musetti, nem todos os conselheiros estão convencidos da solicitação e até a edição desta matéria (terça-feira) nenhum documento foi apresentado à secretaria social.

Adilson Durante Filho faz parte do quadro de Conselheiros Eleitos e é filho de Adilson Durante, Conselheiro Efetivo do clube (membro com sete mandados consecutivas ou com mais de 20 anos de atuação na instituição).

Leia também:  Técnico da seleção equatoriana feminina é demitido após denúncias de assédio

Diretor das categorias de base entre 2002 e 2009, Adilson Filho era secretário-adjunto de Turismo na Prefeitura de Santos desde 2013 e foi afastado pelo prefeito Alexandre Barbosa (PSDB) que se declara afrodescendente. A remuneração de 19.000 ficará suspensa enquanto durar a licença de Adilson.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!