Cerca de 1.370 membros da torcida do Botafogo-SP viajaram 200km para apoiar o time no Campeonato Paulista
Reprodução
Cerca de 1.370 membros da torcida do Botafogo-SP viajaram 200km para apoiar o time no Campeonato Paulista

Lutando contra o rebaixamento no Campeonato Paulista, o Botafogo-SP promoveu uma das cenas mais emocionantes da 11ª rodada. Uma caravana da torcida botafoguense invadiu a cidade de Mirassol para o jogo no Estádio Municipal José Maria de Campos Maia.

Leia também:  Telê Santana é único brasileiro em lista de melhores treinadores da história

Vinte e oito ônibus, vans e carros com um total de 1.370 membros da torcida do Botafogo-SP saíram de Ribeirão Preto até a cidade vizinha de Mirassol, num trajeto de pouco mais de 200 km de distância, para apoiar a equipe de Joacir Júnior.

Em último no Grupo D e com a terceira pior campanha do Paulista, o Botafogo saiu perdendo logo aos sete minutos de partida, mas buscou o empate com o Mirassol nos acréscimos do segundo tempo e agora depende apenas de si para se manter na Série A.

A partida ficou na memória do clube e dos torcedores que compareceram ao José Maria de Campos Maia e um filme feito por Nicollas Oliveira com imagens de Rafael Martinez e André Ramachotti foi divulgado nas redes sociais do time.  Clique aqui para assistir.

Apenas São Bento (último do Grupo B com 4 pontos) e São Caetano (último do Grupo A com 7 pontos) tem campanhas piores do que o Botafogo-SP nas 11 rodadas do campeonato. O próximo jogo do time será contra o Santos, nesta quarta-feira (20), e somente a vitória mantém os panteras na elite do futebol paulista.

Relembre outras invasões de torcida no Brasil

O jogo entre Corinthians e Fluminense, na semi do Campeonato Brasileiro de 1976, teve um total de 146 mil espectadores, 70 mil era torcida paulista
Reprodução
O jogo entre Corinthians e Fluminense, na semi do Campeonato Brasileiro de 1976, teve um total de 146 mil espectadores, 70 mil era torcida paulista

A ‘ invasão  em Mirassol’, termo usado para denominar o vídeo do Botafogo-SP, foi expressiva para o time do interior de São Paulo e tem precedentes.

Leia também:  Mourinho critica Ronaldinho e elogia Messi em relatório divulgado por jornal

De acordo com o livro O clube como vontade e representação: o jornalismo esportivo e a formação das torcidas organizadas de futebol do Rio de Janeiro , escrito por B.B.B. Holanda, a primeira caravana realizada no Brasil foi da torcida do Vasco, em 1936.

Na ocasião, os torcedores cruz-maltinos encheram dez ônibus para uma viagem a Bangu, no Rio de Janeiro. Dez anos depois aconteceu a que é até hoje a mais famosa ‘invasão’ de uma torcida em outro estado.

Em 1976, setenta mil torcedores do Corinthians viajaram de São Paulo para o Rio de Janeiro para assistir a semifinal do Campeonato Brasileiro. A partida foi vencida pelo time paulista nos pênaltis (5 a 4) após um empate de 1 a 1 no tempo normal.

Em 2013, a Ponte Preta chegou a final da Copa Sul-Americana contra o Lanús, da Argentina, e a partida foi disputada no Pacaembu. Segundo dados do site Futebol do Interior , entre 76 e 100 onibus saíram de Campinas levando 20 mil torcedores da macaca para o jogo.

Se considerarmos que a Ponte Preta tinha o mando de campo é difícil  dizer que foi uma invasão, porém a grande quantidade de torcedores se deslocou até a capital em uma distância de 94 km merece ser lembrada.

Leia também: Inter de Milão é punida por cantos racistas contra Franck Kessié, do Milan

Além das invasões de torcida mencionadas aqui, você consegue se lembrar de mais algum evento grande como esses? Deixe sua história nos comentários.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!