A conquista do Campoeonato Brasileiro fez o Palmeiras assumir a liderança do Ranking Nacional de Clubes (RNC) 2019, divulgado pela Diretoria de Competições da Confederação Brasileira de Futebol (DCO) nesta quarta-feira. Campeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro aparece em segundo.

Leia também: Pelé revela puxão de orelha em Neymar após a Copa e diz que tem receio de morrer

Campeão brasileiro, Palmeiras abre vantagem no ranking de clubes da CBF
Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Campeão brasileiro, Palmeiras abre vantagem no ranking de clubes da CBF

Com 16.914 pontos, o Palmeiras lidera seguido por Cruzeiro (15.822 pontos), que era o primeiro ao lado do alviverde no ranking de 2018. O terceiro é o Grêmio (14.936 pontos); o Santos aparece na quarta posição (14.682 pontos); e o Corinthians (14.208 pontos) fecha o top 5. Clique aqui para ver o ranking completo .

O ranking da entidade máxima brasileira atribui pontos aos clubes dependendo de sua classificação nos campeonatos organizados pela CBF nos últimos cinco anos. Para cada um dos anos do período, são dados pesos, do mais recente ao mais distante, que são convertidos sobre cada pontuação.

Você viu?

Leia também: Junior Barranquilla não quer bandeiras e pirotecnia na final da Sul-Americana

A competição que mais dá pontuação aos clubes é o Campeonato Brasileiro da Série A, seguido pela Copa do Brasil. Além disso, a pontuação máxima de cada Série (A, B, C e D) é igual ao dobro da pontuação da série inferior. O vice-campeão de uma série tem pontuação igual a 80% do pontuação do campeão.

Já a pontuação dos terceiros e quartos colocados de uma série é igual a 75% e 70% da pontuação do campeão, respectivamente. Do 24º colocado em diante, a pontuação da posição 23 é repetida. Vale ressaltar também que a menor pontuação de uma série é superior à dada ao campeão da série imediatamente inferior.

Leia também: Depois de seis anos, seleção brasileira voltará ao Maracanã para amistoso

Já na Copa do Brasil, o campeão recebe 600 pontos e o vice 480. Quem cai na fase 1 do torneio fica com 15 pontos. Além disso, é aplicado um bônus de 400 pontos no ranking para clubes que participaram da Copa Libertadores e que não jogaram a Copa do Brasil (regra até 2012) e de 280 pontos para os que jogaram a Copa Sul-Americana e não a Copa do Brasil (regra até 2016).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!