Mundial de Clubes de 2018 ainda não tem o representante da Libertadores definido
FIFA/ Divulgação
Mundial de Clubes de 2018 ainda não tem o representante da Libertadores definido

A Conmebol definiu que a final da Libertadores de 2018 será no Santiago Bernabéu, estádio do Real Madrid, no próximo dia 9 de dezembro, mas a decisão da entidade de mandar o duelo para Espanha não agradou River Plate e Boca Juniors.

Leia também: River Plate pagará multa de R$ 1,5 milhão após ataque ao ônibus do Boca

O Boca ainda promete recorrer ao CAS (Corte Arbitral do Esporte) para que seja declarado campeão da Libertadores sem que aconteça o segundo jogo, alegando que o River Plate foi o grande responsável pelo ataques ao ônibus da equipe e pedindo a eliminação do rival.

Vale destacar que a diretoria xeneize teve o mesmo pedido junto ao Tribunal Disciplinar negado, sendo que a Conmebol apenas multou o River e puniu o clube com dois jogos sem torcida na próxima edição da competição sul-americana.

O River Plate, por sua vez, se sente prejudicado em não poder fazer o segundo jogo da final apenas com seus torcedores - já que o Boca atuou na Bombonera com torcida única - e também avisou que pretende tomar ações legais, evitando a partida na Espanha.

Primeiro jogo da final da Libertadores 2018 entre Boca Juniors e River Plate
Divulgação
Primeiro jogo da final da Libertadores 2018 entre Boca Juniors e River Plate

Ou seja, como os dois times argentinos ainda pretendem recorrer, é bem possível que o jogo do dia 9 de dezembo não aconteça e o caso seja arrastado por mais dias ou até semanas. 

O fato é que no mês que vem acontece a disputa do Mundial de Clubes da Fifa, nos Emirados Árabes Unidos, e a América do Sul não teria um representante para entrar em campo no dia 18, na semifinal da competição.

E o que diz o regulamento da Conmebol nesse caso?

Você viu?

Segundo o artigo 14 do capítulo 2, "se o clube campeão da Libertadores desistir de participar da Recopa ou do Mundial de Clubes ou, eventualmente da Copa Intercontinental, será substituído pela Conmebol pelo vice-campeão, ou em sua falta, pelo seguinte melhor time na classificação geral da referida Libertadores".

Leia também: Final da Libertadores será dia 9 de dezembro no estádio do Real Madrid

Como não teríamos campeão e nem vice, mesmo que não seja por desistência de ambos, mas sim por circunstâncias jurídicas, o regulamento avisa que o seguinte melhor colocado na classificação geral iria para o Mundial.

E aí é que entram Grêmio e Palmeiras .

Palmeiras fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores
Cesar Greco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Palmeiras fez a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores

O regulamento da competição não deixa claro se a classificação geral da Libertadores conta apenas a fase de grupos ou se são somados os pontos das fases seguintes, que são oitavas de final, quartas de final, semifinal e final.

Se for considerada apenas a fase de grupos, o Palmeiras foi o líder geral com 16 pontos. O Grêmio ficou com 14 dentro da sua chave. Assim, o clube paulista seria o representante do continente no Mundial de Clubes.

Na soma dos pontos dos grupos com o mata-mata da Libertadores, o Grêmio leva vantagem
Divulgação
Na soma dos pontos dos grupos com o mata-mata da Libertadores, o Grêmio leva vantagem

Porém, se a Conmebol considerar a pontuação e gols do mata-mata juntamente com a campanha da fase de grupos, o Grêmio supera o Palmeiras. Ambos terminariam com 26 pontos, mas os gaúchos ficariam na frente por terem um saldo de gols maior, 17, contra 14 do alviverde.

Leia também: Final da Libertadores faz Fifa vetar Copa do Mundo na Argentina, diz jornal

É claro que isso tudo é uma hipótese em cima do regulamento da Libertadores , que não deixa claro muitos pontos sobre o seu representante no Mundial do fim do ano. Mas com o jogo duro que River Plate e Boca Juniors estão fazendo para não disputar a segunda partida da final, ela pode ser considerada.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!