O futebol de várzea ganhou um aliado em São Paulo. O Governo do Estado instituiu, por decreto, junto à Casa Civil, grupo de trabalho destinado ao estudo de ações e à identificação de medidas que visem a valorização e proteção sociocultural da modalidade.
Leia também: Saiba como os italianos contribuíram para o futebol de várzea de São Paulo
O grupo de trabalho do futebol de várzea será formado, inicialmente, por membros da Casa Civil, Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Secretaria de Cultura, Museu do Futebol, Secretaria de Desenvolvimento Social e convidados de órgão, entidades públicas, sociedade civil e setor privado.
Após 180 dias de trabalho, será apresentado relatório de conclusão.
Dentre os objetivos principais está o tombamento dos campos de várzea e o debate e sugestão de políticas públicas que busquem preservar o espaço utilizado e formas de cooperação com os municípios e instituições privadas como forma de incentivo e expansão do futebol amador.
Conta a história que, em 1885, Charles Miller organizou a primeira partida de futebol no Brasil, em um terreno no bairro do Brás, em São Paulo. O terreno, baixo, plano e alagável pelas cheias do rio Tamanduateí, conhecido como a "Várzea do Carmo".
Você viu?
Desde o ato pioneiro daquele que trouxe o futebol para o Brasil, até hoje, o esporte cresceu, assim como os times de várzea. Segundo a Liga Paulistana de Futebol Amador , somente na capital de São Paulo existem aproximadamente 400 campos e 1.440 times registrados na entidade.
Leia também: CBF divulga calendário do futebol brasileiro em 2019; confira as datas
Campeonatos famosos, como a Copa Kaiser e Desafio ao Galo, foram grandes reveladores de talentos para os clubes profissionais e seleção brasileira. Confira alguns nomes que saíram da várzea:
- Elias (atualmente no Atlético Mineiro)
- Ricardo Oliveira (atualmente no Atlético Mineiro)
- Zé Roberto (ex-jogador de Portuguesa, Santos, Palmeiras e seleção)
- César Sampaio (ex-jogador de Palmeiras, São Paulo e seleção)
- Seginho Chulapa (ex-jogador de Santos, São Paulo e seleção)
- Cafu (ex-jogador de São Paulo, Palmeiras e seleção)
- Denílson (ex-jogador de São Paulo, Palmeiras e seleção)
- Casagrande (ex-jogador de Corinthians, São Paulo, Flamengo e seleção)
E os jogadores não foram os únicos revelados pelos campeonatos. Narradores, comentaristas e repórteres esportivos saíram dos campos de "terrão" para as grandes emissoras de televisão e rádio do país. Confira alguns nomes:
- Fausto Silva, o "Faustão"
- Tiago Leifert
- Elias Skaf
- Randal Juliano
- Raul Tabajara
- Joseval Peixoto
- Samuel Ferro
- Vital Bataglia
- Alberto Helena Júnior
Leia também: Ex-goleiro do Liverpool revela: "Não sei quantas pessoas matei"
E você, internauta? O que acha do futebol de várzea ? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.