Sidão em ação pelo Vasco
Vasco da Gama Oficial/reprodução
Sidão em ação pelo Vasco


                Eu peço licença ao comentarista Lédio Carmona, do SPORTV para usar uma frase cunhada por ele nas transmissões esportivas: “Sidão, me ajuda a te ajudar!” Pois bem, dito isso, vamos ao ocorrido ontem no Pacaembu.

Leia também: começa a festa!

               Acredito não ser surpresa para ninguém que o Sidão é um goleiro fraco. Escrevo isso com o maior respeito ao cidadão, ser humano e goleiro profissional de futebol Sidão. Os problemas particulares e pessoais dele não são levados em consideração nos momentos em que ele falha, e como ele falha...

               Após a partida de ontem em que Sidão afundou o Vasco da Gama contra o Santos de Sampaoli no Pacaembu, o goleiro veio a público falar sobre sua história pessoal, sua trajetória de superação e revelou sofrer de depressão há muitos anos, disse também que já foi segurança em boates e que pensou em desistir do futebol e em tirar a própria vida mais de uma vez.

               As declarações de Sidão são fortes e têm que ser analisadas por vários ângulos, mas não apenas pelo solidário. Eu tive uma depressão profunda, fiz tratamento e consegui superar um momento bem difícil da minha vida, talvez o mais complicado. Pensei em me matar também, admito porque admitindo, acredito que a gente cresce.

               Mas esse texto não é para eu falar de mim, mas sim para eu falar de Sidão . Ele superou muitos desafios na vida para chegar onde chegou. Todos os jogadores falam bem dele, é uma pessoa do bem e que faz muitos amigos. Quem conhece o Sidão gosta do Sidão.

               O torcedor de um grande clube pressiona, ainda mais quando o jogador que entra em campo para representar as cores defendidas e amadas por esse torcedor não corresponde às expectativas. E sinceramente, eu não vejo nenhum problema nisso. O torcedor acredita que ele é dono do clube, mas não pode se achar dono das pessoas que jogam por seu clube.

               Não sei se esse é o caso, fato é que Sidão, depressivo ou não, isso os torcedores não vão jamais aceitar. Simples assim. Galhofas, zoeiras, chateação vão acontecer sempre, principalmente dos torcedores adversários que sabem que uma hora Sidão vai falhar.

Sidão recebeu o troféu de craque da partida bastante constrangido
Reprodução / TV Globo
Sidão recebeu o troféu de craque da partida bastante constrangido


Depressão de Sidão

               Nem imagino se Sidão esteja fazendo algum tratamento para sua depressão, espero e torço para que ele esteja sendo tratado corretamente, porque esse é o mal da sociedade moderna e isso pode acabar com a carreira e principalmente com a vida de quem é acometido por esse mal da humanidade. Torço muito por Sidão, para que ele fique bem.

               Só que o futebol é cruel. Sidão teve uma carreira de pouco brilho. Talvez seu momento mais importante tenha sido no modesto Audax, em que ele jogava bem com os pés e por isso foi um pedido de Rogério Ceni e o goleiro foi contratado no São Paulo. O tempo passou e todos viram que Sidão é fraco com os pés, assim como é com as mãos.

               A posição de goleiro é extremamente ingrata, em sua carreira, Sidão foi bem no Botafogo carioca, depois do Tricolor do Morumbi passou pelo Goiás num período curto e falhou em momentos decisivos, além de ter dado uma desastrosa entrevista que resultou na fúria da torcida verde e em sua saída do clube.

               Em todas as profissões existem os grandes profissionais, os médios e os mais fracos, tudo normal e aceitável. A vida é assim. Sidão , para mim, jamais foi um goleiro confiável. E ele treina, mas é limitado. Nada disso é culpa dele, aliás, acho que ninguém tem culpa de nada nisso tudo. Culpa não, mas responsabilidades sim.

Leia também: VAR

               Nesse domingo, a TV Globo, assim como faz em qualquer jogo transmitido, elege através do voto popular, o craque da partida. Ironicamente e na sacanagem, os torcedores votaram em Sidão, 90% dos votos foram para ele. Obviamente uma brincadeira de mal gosto, mas, para mim, absolutamente previsível. Só os responsáveis pela promoção do troféu, quem manda mesmo, não percebeu que isso pudesse acontecer e expuseram o atleta ao momento mais constrangedor de sua carreira.

Sidão foi eleito o craque do jogo e, depois, deu uma entrevista bem constrangedora
Reproduçao TV Globo
Sidão foi eleito o craque do jogo e, depois, deu uma entrevista bem constrangedora


               Além de Sidão, todos os envolvidos na transmissão, os de microfone, ficaram em uma situação extremamente delicada durante o jogo, a votação e a entrega do “prêmio”.  Sidão foi o palhaço da vez e claro que faltou sensibilidade aos que comandam. Para mim o troféu deveria ser esquecido como se nada tivesse acontecido. Haveria críticas, mas pelo menos, o lado humano seria respeitado. Independente de patrocínios e interesses na entrega desse prêmio, o momento era de “abortar a operação”.

Faltou sensibilidade, para se dizer o mínimo

               Sidão foi vilão no jogo, o torcedor do Vasco certamente não pensou na depressão sofrida por ele no momento em que ele errou a saída de bola e sofreu o gol de Pituca, Sidão foi palhaço e motivo de chacotas na votação e entrega do troféu de “melhor do jogo” e não virou herói depois disso, mas virou uma vítima que não conseguiu se defender e muito menos se ajudar durante o processo.

               Muita gente falando que teve dó e pena de Sidão, que para mim, são os piores sentimentos que alguém pode despertar. O que Sidão merecia era uma atitude simples, de respeito e não ter recebido o troféu. Ele iria saber da votação, obviamente, mas não seria exposto ao ridículo. Foi extremamente educado como sempre foi. A repórter Julia Guimarães pegou “a bucha” e teve que entregar o troféu constrangida e sentindo o que Sidão sentia no momento, ela sim foi empática, como a direção da emissora deveria ter sido.

Sidão falou antes da entrega do prêmio e com muita sinceridade reconheceu que errou e prejudicou o Vasco da Gama no jogo. Nomomento da entrega do troféu, com todos constrangidos, educadamente Sidão não falou nada e foi para o vestiário carioca.

               O narrador, Luís Roberto, tentou “passar um pano” dizendo que era um voto solidário, quando ele viu a porcentagem, já admitiu a ironia na votação. Casagrande e Roger, depois do jogo, se solidarizaram com Sidão nas redes sociais. Os clubes também, Rogério Ceni idem, o pessoal dos “Desimpedidos” pediu desculpas porque foram eles que incitaram a galera a votar em Sidão e ainda muitas manifestações irão acontecer.

Sidão - Audax
Renato Silvestre/Osasco Audax
Sidão - Audax


Sidão tem que sair desse episódio mais forte e decidido a mudar, a melhorar, a se trata (se é que já não se trata) e se já se trata, melhorar esse tratamento. Vai ser comandado por Luxemburgo nessa nova fase do Vasco da Gama e precisa reagir a esse episódio o mais rápido possível.

               Hoje a ânsia de se conseguir cliques, seguidores e afins nas redes sociais e canais no mundo cibernético a fora, podem causar estragos sensíveis aos seres humanos. Tudo virou exposição, tudo tem o objetivo de conseguir algo, mais dinheiro, mais patrocínio e, mais qualquer coisa. Mas a gente precisa se ligar e entender que as redes sociais são cruéis, ninguém quer sabe de quase nada construtivo e edificante.

Redes sociais implacáveis para destruir

               Você narra um gol errado, é chamado de burro e até de lixo. Que direito uma pessoa tem de chamar a outra, que ela nem conhece e que está trabalhando, de lixo? Alguém pode explicar? Expor a opinião, falar qualquer coisa te coloca na alça de mira de Snipers extremamente eficientes em buscar o extermínio do oponente, simplesmente por não gostar do seu trabalho ou da sua opinião.

               O mundo está maluco, as pessoas enlouqueceram com as redes sociais que expõem a mediocridade do ser humano atual. E olha que nossa sociedade já foi bem pior, a civilização está evoluindo. Imagina uma rede social constituída na idade da pedra? Ou então na Era Medieval onde tudo se resolvia na habilidade em manejar uma lâmina pesada e afiada de uma espada.

               A participação das pessoas em redes sociais, em votações abertas pela internet e tudo mais, é fundamental, evidente, nos dias de hoje é isso que movimenta “a roda”, mas não dá para ignorar o fato de que, tudo pode acontecer, para o bem e principalmente, para o mal.

               Num belo dia, recebi uma notificação do Youtube, tenho um canal de narrações minhas lá, com um comentário de um cidadão de 20 anos, do Morte do país, que me xingava de tudo quanto é nome porque não gostou de uma narração minha num gol do Messi. Tentei conversar com ele lá mesmo e mais ofensas.

               Aí bloqueei e apaguei os comentários. Posso ser taxado de antidemocrático, mas tenho uma máxima na vida: se não quero elogiar uma pessoa, fico quieto, só manifesto a minha opinião para a pessoa, se for para falar bem, jamais para falar mal dela. Simples assim.

               Sidão foi esculhambado pela opinião pública que, mesmo na brincadeira e na chacota fez muito mal a ele. Mas rede social é isso, goste você ou não. Atirar pedra na vidraça é legal, mesmo porque, se quebrar algum vidro, não é você que vai consertar não é? Esse é o problema maior. Ninguém se importa.

Sidão Botafogo
Site oficial da Portuguesa
Sidão Botafogo


Só Sidão pode se salvar

               Sidão precisa estar acompanhado nesse momento, mas precisa sair desse turbilhão sozinho, talvez seja a maior batalha na carreira e na vida de Sidão. Ele já não é mais um garoto, é um jogador experiente e acredito que possa dar a volta por cima. Apesar das deficiências técnicas, Sidão pode ser um goleiro útil para o Vasco.

               Mas não esperem milagres de Sidão. Eu espero que ele se recupere e que tenha uma passagem digna pelo Vasco da Gama e que sua carreira termine de forma honrosa e respeitosa. É o mínimo que o cidadão Sidão merece. Mas fica sempre a minha torcida e pedido pra ele: “Sidão me ajuda a te ajudar!”

Quer ser Narrador ou Narradora? Acesse esse link   

Dica do Narrador: estude mais do que o necessário, nunca se sabe se você vai precisar tirar um “coelho da cartola” durante a transmissão.

 Leia também: Campeões Estaduais no Brasileirão

               Comente abaixo: e para você, Sidão vai se recuperar no Vasco?

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!