Nesta quinta-feira (21), a seleção masculina de basquete do Brasil se classificou para o Campeonato Mundial da modalidade que será disputado entre os dias 31 de agosto e 15 de setembro na China.
Leia também: CBF vai bancar o VAR no Brasileirão e anuncia volta da Supercopa do Brasil
A vaga para o Mundial veio após a equipe de Aleksandar Petrovic vencer a seleção das Ilhas Virgens por 104 a 80. O Brasil é o único país, ao lado dos Estados Unidos, a participar de todas as edições da Copa do Mundo de basquete desde sua criação, em 1950.
O time Brasil estava no Grupo F das eliminatórias da América juntamente com Canadá, Venezuela, República Dominicana, Chile e Ilhas Virgens. As duas primeiras seleções também estão classificadas para o Mundial.
Argentina e Estados Unidos são as outras equipes já garantidas. O Uruguai está próximo da classificação, disputando vaga com Porto Rico.
Leia também: Evento de Seiwakai em SP prega união e respeito entre os praticantes
O ala-pivô Rafa Mineiro comentou sobre a classificação da seleção. “A gente queria ter se classificado um pouco melhor [ficaram em terceiro no grupo], mas o importante é estarmos classificados. Agora vamos ter mais tempo de preparação para o Mundial e esperamos chegar lá bem melhor”.
O técnico Petrovic fez questão de elogiar o grupo do Brasil pelo feito. “Quero dar os parabéns a todos os jogadores pela classificação. Para mim, o mais importante é que depois de um ano já temos dois ou três jogadores jovens que já podem participar em nível internacional, como o Yago, Didi e, agora, Alexey”, disse ao site da CBB.
A seleção brasileira masculina de basquete venceu o Mundial em duas oportunidades. Em 1959, em disputa com os Estados Unidos e em 1963, contra a Iugoslávia. Em 1970 foi a última vez que o Brasil chegou na final do Campeonato e perdeu justamente para a seleção da Iugoslávia.
Leia também: Comissário da NBA apresenta 'camisa do futuro' antes do All-Star Game; veja
O Brasil ainda disputa um jogo da fase qualificatória. Na próxima segunda-feira, no Palacio de Los Deportes, em Santo Domingo, a equipe enfrenta a seleção da República Dominicana, que não conseguiu a classificação para o Mundial.