A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) disse que o Campeonato Brasileiro de 2019, que começa no próximo mês de abril, terá o uso do VAR (árbitro de vídeo) em todos os seus 380 jogos até dezembro.
Leia também: CBF divulga dados parciais das transferências de 2018
Segundo nota oficial publicada em seu próprio site, a entidade se comprometeu a assumir, integralmente, os custos com tecnologia e infraestrutura do VAR , cabendo aos clubes apenas o pagamento das despesas com os árbitros que estarão no vídeo, assim como acontece com as equipes de arbitragem.
As propostas servem para garantir avanços na organização e nos níveis técnico e disciplinar da competição. "Queremos elevar o patamar do Campeonato Brasileiro", diz Rogério Caboclo, diretor executivo de Gestão da CBF . "Para isso, apresentaremos aos clubes uma pauta integrada, que passa pela arbitragem, pelos aspectos técnicos das partidas e pelo público nos estádios".
Vale destacar que a Copa do Brasil já utiliza o VAR.
Leia também: Fifa pode rebaixar Palmeiras à Série B por causa de Del Nero? Advogado explica
A entidade que rege o futebol brasileiro vai fazer este ano uma campanha educativa em todas as competições nacionais pelo respeito à arbitragem e às regras do jogo. O objetivo, segundo ela, é garantir mais tempo de bola rolando, menos punições disciplinares e um melhor produto para o público.
Além do VAR, a CBF anunciou também a volta da Supercopa do Brasil , que será disputada no começo do ano que vem entre o campeão da Copa do Brasil de 2019 e o campeão do Brasileirão de 2019.
O duelo valendo título já foi realizado duas vezes no século passado. Em 1990, o Grêmio foi campeão batendo o Vasco - triunfo gremista por 2 a 0 no primeiro jogo e empate por 0 a 0 no segundo; já em 1991, em duelo único no Morumbi, o Corinthians venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Neto, e ficou com a taça.
A Supercopa do Brasil de 2020 também será em jogo único, a exemplo do que aconteceu em 1991, em local previamente definido.
Outros projetos além do VAR
A CBF avisou também que será apresentado aos clubes um projeto para aumentar o público no Campeonato Brasileiro. São propostas para reduzir a capacidade ociosa dos estádios e ampliar a média de presença, que já foi recorde na edição de 2018.
Outra proposta importante será a limitação nas trocas de treinadores durante a competição. A CBF quer que seja feita apenas uma mudança de técnico durante a disputa da Série A. "Essa medida vai ajudar os clubes a racionalizarem sua gestão e a médio prazo permitirá a redução de custos", disse Rogério Caboclo.
Leia também: CBF anuncia mudanças no calendário das categorias de base e futebol feminino
Por fim, a entidade vai propor também a limitação do número de atletas inscritos a 40. "O número foi obtido depois de um levantamento estatístico sobre quantos jogadores foram utilizados em média pelas equipes, nas últimas edições do campeonato", explicou Manoel Flores, diretor de Competições.
O que você acha do VAR no Brasileirão e do retorno da Supercopa do Brasil? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.