VAR já foi usado na Copa do Brasil e estará no Brasileirão neste ano
Reprodução / CBF
VAR já foi usado na Copa do Brasil e estará no Brasileirão neste ano

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) disse que o Campeonato Brasileiro de 2019, que começa no próximo mês de abril, terá o uso do VAR (árbitro de vídeo) em todos os seus 380 jogos até dezembro.

Leia também: CBF divulga dados parciais das transferências de 2018

Segundo nota oficial publicada em seu próprio site, a entidade se comprometeu a assumir, integralmente, os custos com tecnologia e infraestrutura do VAR , cabendo aos clubes apenas o pagamento das despesas com os árbitros que estarão no vídeo, assim como acontece com as equipes de arbitragem.

As propostas servem para garantir avanços na organização e nos níveis técnico e disciplinar da competição. "Queremos elevar o patamar do Campeonato Brasileiro", diz Rogério Caboclo, diretor executivo de Gestão da CBF . "Para isso, apresentaremos aos clubes uma pauta integrada, que passa pela arbitragem, pelos aspectos técnicos das partidas e pelo público nos estádios".

Vale destacar que a Copa do Brasil já utiliza o VAR.

Leia também: Fifa pode rebaixar Palmeiras à Série B por causa de Del Nero? Advogado explica

A entidade que rege o futebol brasileiro vai fazer este ano uma campanha educativa em todas as competições nacionais pelo respeito à arbitragem e às regras do jogo. O objetivo, segundo ela, é garantir mais tempo de bola rolando, menos punições disciplinares e um melhor produto para o público.

Corinthians e Flamengo duelaram na Supercopa do Brasil de 1991. E sem VAR
Divulgação
Corinthians e Flamengo duelaram na Supercopa do Brasil de 1991. E sem VAR

Além do VAR, a CBF anunciou também a volta da Supercopa do Brasil , que será disputada no começo do ano que vem entre o campeão da Copa do Brasil de 2019 e o campeão do Brasileirão de 2019.

O duelo valendo título já foi realizado duas vezes no século passado. Em 1990, o Grêmio foi campeão batendo o Vasco - triunfo gremista por 2 a 0 no primeiro jogo e empate por 0 a 0 no segundo; já em 1991, em duelo único no Morumbi, o Corinthians venceu o Flamengo por 1 a 0, gol de Neto, e ficou com a taça.

A Supercopa do Brasil de 2020 também será em jogo único, a exemplo do que aconteceu em 1991, em local previamente definido. 

Outros projetos além do VAR

Além do VAR, CBF quer que seja feita apenas uma troca de técnico por temporada
Rubens Chiri/SPFC
Além do VAR, CBF quer que seja feita apenas uma troca de técnico por temporada

A CBF avisou também que será apresentado aos clubes um projeto para aumentar o público no Campeonato Brasileiro. São propostas para reduzir a capacidade ociosa dos estádios e ampliar a média de presença, que já foi recorde na edição de 2018.

Outra proposta importante será a limitação nas trocas de treinadores durante a competição. A CBF quer que seja feita apenas uma mudança de técnico durante a disputa da Série A. "Essa medida vai ajudar os clubes a racionalizarem sua gestão e a médio prazo permitirá a redução de custos", disse Rogério Caboclo.

Leia também: CBF anuncia mudanças no calendário das categorias de base e futebol feminino

Por fim, a entidade vai propor também a limitação do número de atletas inscritos a 40. "O número foi obtido depois de um levantamento estatístico sobre quantos jogadores foram utilizados em média pelas equipes, nas últimas edições do campeonato", explicou Manoel Flores, diretor de Competições.

O que você acha do VAR no Brasileirão e do retorno da Supercopa do Brasil? Deixe sua mensagem no campo de comentários abaixo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!