Tamanho do texto

Del Nero foi banido da Fifa e proibido de exercer qualquer função no futebol desde abril de 2018; ele é membro do Conselho Deliberativo do clube verde

Marco Polo Del Nero é conselheiro vitalício do Palmeiras
Rafael Ribeiro / CBF
Marco Polo Del Nero é conselheiro vitalício do Palmeiras

Por conta dos escândalos de corrupção enquanto era presidente da CBF, Marco Polo del Nero foi banido da Fifa e impedido de exercer qualquer atividade ligada ao futebol. Como ele é conselheiro vitalício do Palmeiras, o clube alviverde poderia ser rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. 

Leia também: Palmeiras pode ser rebaixado para Série B por causa do ex-cartola Del Nero

Mas, segundo Luiz Marcondes, presidente do Instituto Iberoamericano de Direito Desportivo, o simples afastamento de Del Nero no Palmeiras resolveria a questão. Por enquanto.

"O Palmeiras é parte interessada, mas não participou dos escândalos. A pena recai sobre o Marco Polo del Nero . Seria temerário o Palmeiras excluí-lo agora, porque ele ainda está recorrendo da decisão da Fifa. Ele precisa ter a capacidade de se defender. E se ele for inocentado, pode processar o Palmeiras", disse ao site "Lei em Campo".

"Quando houver o trânsito em julgado via Fifa , proferida pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte), para que o Palmeiras não sofra nenhuma punição, aí sim tem que tirar o Del Nero do seu quadro associativo", continuou Luiz Marcondes.

Leia também: Confira mais notícias sobre o Palmeiras no iG Esporte

Marco Polo Del Nero é membro do conselho deliberativo do Palmeiras
Reprodução
Marco Polo Del Nero é membro do conselho deliberativo do Palmeiras

O artigo 64 do Código Disciplinar da Fifa diz que "o clube que não respeitar decisão aprovada por seus órgãos internos será avisado e notificado que, no caso de inadimplência ou não cumprimento de uma decisão dentro do prazo estipulado, pontos serão deduzidos ou será ordenado o rebaixamento para uma divisão inferior". Além disso, a agremiação pode ser proibida de fazer transferências de jogadores.

"Não me recordo de nenhuma punição neste sentido, até porque o banimento pela Fifa é algo relativamente novo. A Fifa é uma associação civil suíça. Uma decisão da Fifa não é uma imposição de ordem legal, é uma decisão de ordem associativa, por isso não é de cumprimento imediato", finalizou Luiz Marcondes.

Leia também: Nenhum dos grandes times paulistas tem alojamentos totalmente regularizados

Enquanto não sai uma decisão definitiva do caso, Del Nero pediu afastamento do cargo de conselheiro do Palmeiras .

    Leia tudo sobre: Futebol