Alojamento do CT de Cotia, do São Paulo, um dos times paulistas que estão sendo inspecionados
Site oficial
Alojamento do CT de Cotia, do São Paulo, um dos times paulistas que estão sendo inspecionados

Nenhum dos quatro times paulistas considerados grandes - São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Santos - está com seus centros de treinamentos e alojamentos para atletas totalmente regularizados no que se refere à questão da segurança.

Clique aqui e siga o perfil oficial do iG Esporte no Instagram

Na semana passada, a prefeitura da capital estipulou um prazo de 90 dias para realizar um processo de inspeção, avaliação e, se for o caso, interditar os locais inadequados dos times paulistas .

Na última quinta-feira (14), parte do centro de treinamento da Portuguesa foi interditada em razão da falta de segurança nas instalações. Foram interditados o bloco onde funcionam a lavanderia e os vestiários do CT, localizado na Rodovia Ayrton Senna. Os alojamentos do local estão desativados.

Fiscalização nos times paulistas

CT Meninos da Vila, do Santos, um dos times paulistas fiscalizados
Reprodução
CT Meninos da Vila, do Santos, um dos times paulistas fiscalizados

Na tarde da última terça-feira (12), os clubes foram notificados sobre a obrigatoriedade de manter todos os alojamentos dentro das condições adequadas. A prefeitura da capital deflagrou uma ação para intensificar as fiscalizações nos alojamentos de cada time.

Leia também: Prefeitura interdita parte do Ninho do Urubu. Veja quais são as irregularidades

"Todos os clubes que não estão com as suas atividades em sintonia com a legislação foram orientados a suspender o funcionamento desses alojamentos imediatamente para que seja feita uma avaliação", disse Carlos Bezerra Jr., secretário municipal de Esportes e Lazer.

Palmeiras

CT do Palmeiras, um dos times paulistas fiscalizados
Divulgação
CT do Palmeiras, um dos times paulistas fiscalizados

Até a última semana, o Palmeiras utilizava casas nas proximidades do Allianz Parque, em Perdizes, na zona oeste da capital, para alojar atletas de suas categorias de base. Após a notificação da prefeitura, retirou os garotos do local e os transferiu para hotéis da região.

"O Palmeiras decidiu hospedar os atletas das categorias de base em um hotel da capital paulista. O Departamento de Futebol Profissional também seguirá as instruções dos órgãos pertinentes, com as respectivas orientações técnicas de adequações que vierem a ser solicitadas", destacou o clube em nota oficial.

Corinthians

CT do Corinthians, um dos times paulistas fiscalizados
Reprodução
CT do Corinthians, um dos times paulistas fiscalizados

O Corinthians mantém os atletas com idade entre 14 e 17 anos alojados em uma casa na região do Parque São Jorge, no Tatuapé, zona leste da capital. O local ainda não foi totalmente adequado.

"A moradia, limitada a 35 adolescentes, passa por algumas adaptações - como a instalação de aspersores de água 'sprinklers' - de forma a adequá-la, em 10 dias, à categoria da licença obtida para uso do local", disse o clube alvinegro em nota emitida na semana passada.

São Paulo

CT do São Paulo, um dos times paulistas fiscalizados
Reprodução
CT do São Paulo, um dos times paulistas fiscalizados

O São Paulo está em dia com a documentação de segurança do seu Centro de Treinamento em Cotia, na Grande São Paulo, onde ficam alojados os atletas da base. No entanto, o clube ainda está regularizando a situação de seu CT na Barra Funda, zona oeste da capital, usado predominantemente pela equipe profissional.

Na noite da última terça-feira (12), por causa da notificação da prefeitura, a equipe profissional chegou a ser transferida do CT da Barra Funda para o CT de Cotia, onde passaram a noite e fizeram os últimos preparativos antes da partida contra o Talleres, da Argentina, pela Copa Libertadores, que ocorreu no dia seguinte.

"A Diretoria de Infraestrutura do São Paulo Futebol Clube informa que tem em curso o processo de renovação da documentação pertinente ao CT da Barra Funda e que tem vigentes os documentos que se referem ao CFA [Centro de Formação de Atletas] de Cotia", disse em nota.

Santos

CT do Santos, um dos times paulistas fiscalizados
Divulgação
CT do Santos, um dos times paulistas fiscalizados

O Santos aloja parte dos atletas de suas categorias de base no Estádio Urbano Caldeira (categorias Sub-15 e Sub-17), na Vila Belmiro, em Santos, e na Casa Meninos da Vila (Sub-20), imóvel localizado nas proximidades. Não há alojamento no CT Meninos da Vila, usado pelas categorias de base do clube.

Leia também: Diego chora ao falar da tragédia e lembra que também usou containers no Fla

O alojamento da Vila Belmiro está com a documentação de segurança em dia. Já a Casa Meninos da Vila se encontra em processo de regularização para a emissão do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

"Todas as instalações foram rigorosamente vistoriadas por engenheiro civil e de segurança do trabalho. Em função da trágica ocorrência no Ninho do Urubu, as inspeções foram intensificadas, visando a garantir total segurança de nossas promessas", informou o Santos, um dos times paulistas que estão sendo inspecionados.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!