Karatê Seiwakai tem treinos realizados na praia
Getty Images
Karatê Seiwakai tem treinos realizados na praia

O karatê é uma arte marcial japonesa milenar que estará presente nos Jogos Olímpicos pela primeira vez na história em 2020, em Tóquio, e uma das organizações mais respeitadas do mundo é a Seiwakai, do mestre brasileiro Ademir da Costa.

Leia também: Conheça a Seiwakai, organização de karatê do mestre Ademir da Costa

E para pregar a união e respeito entre os praticantes do  Seiwakai , os alunos e simpatizantes dessa arte vão se reunir no litoral norte de São Paulo para uma sessão de treinos seguida de confraternização, o "Summer Training". O evento está marcado para o próximo sábado, dia 23 de fevereiro.

"É um evento que acontecia há muitos anos. O último  aconteceu há mais de 10 anos, em Mongaguá, depois nunca mais teve. Era uma coisa que deixava nosso mestre bastante chateado, porque é importante para a organização, onde reunimos todas as academias do estado de São Paulo para um treino na praia e depois uma festa de confraternização. Essa é a programação", disse o Sensei Jeferson Maran da Cruz, um dos organizadores, em entrevista ao iG Esporte.

O Shihan Ricardo Granado, que também ajuda na realização do evento de karatê , completou: "Sempre foi feito esse tipo de treino na praia, mas deixamos de fazer por vários motivos. E voltamos a realizar neste ano. Vamos promover um treinamento físico, mas teremos parte de meditação, mental. Tudo que envolve dentro da academia, nós faremos".

Leia também: COI inclui surfe, karatê, beisebol, skate e escalada na Olimpíada de 2020

"Esse ano a Federação conseguiu a realização desse evento em parceria com o Carnívoros Beach House, um espaço localizado à beira mar, na praia de Juquehy , em São Sebastião. Uma casa muito bacana, muito bonita. Teremos o treino e depois um churrasco para todos os praticantes de karatê Seiwakai e seus familiares e acompanhantes", adiantou.

undefined
Arquivo pessoal

Shihan Ricardo Granado, o Kancho Ademir da Costa (criador do Seiwakai) e o Sensei Jeferson Maran da Cruz

De acordo com Jeferson, o principal objetivo o evento no litoral paulista é a união das academias. A troca de ideias entre os praticantes, os alunos interagirem com outros professores, outros faixas pretas e, principalmente, a união da família da organização.

"Esse é o nosso maior propósito. A gente preza muito isso, somos uma organização de karatê no modo raiz, muito rigorosa, de respeito, de hierarquia, levamos o código do samurai à risca, nossa filosifia se baseia nisso", contou Jeferson.

"Vamos mostrar a parte dura do karatê, mas depois confraternizar, conhecer, unir cada vez mais os alunos com os professores, como os mestres. Eu e o Jeferson estaremos no comando do treino, mas todos os professores estarão envolvidos", completou Ricardo.

Sensei Jeferson Maran da Cruz, organizador do evento de Seiwakai
Instagram
Sensei Jeferson Maran da Cruz, organizador do evento de Seiwakai

Serão mais de 70 alunos fazendo treino, com um público total de mais de 130 participantes, incluindo alunos e familiares.

"A ideia é que esse evento se transforme em parte do calendário da nossa organização, da Federação. Todo verão, começo de ano, pretendemos fazer esse treino, para ser um evento oficial no calendário. Como nós temos nossos campeonatos, seminários e cursos, agora firmamos esse treino", completou.

Leia também: Técnico da seleção de karatê diz que inclusão do esporte nos Jogos é "histórico"

O nome  Seiwakai tem um significado muito forte para os participantes, como conta Ricardo. "Foi criado pelo Kancho Ademir da Costa. O 'sei' é a parte de treinamento, força e velocidade do atleta; o 'wa' é da união, da família, isso que queremos buscar; e o 'kai' é escola. Então juntamos força, parte rigorosa da disciplina, sem perder a base da união, tudo isso dentro da escola onde é ensinada", concluiu.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!