A temporada 2018-19 da NBA vai começar nesta terça-feira. E antes da bola voltar a subir, a liga anunciou que 108 jogadores internacionais de 42 países e territórios - igualando o número recorde - estão inscritos para a noite de abertura. Esta é a quinta temporada consecutiva em que a liga registra ao menos 100 atletas estrangeiros , sendo que todas as 30 franquias possuem ao menos um jogador internacional em seus elencos.

Leia também: Armador Brasileiro fecha com Los Angeles Lakers, mas é dispensado um dia depois

Nenê Hilário será um dos três brasileiros na temporada 2018-19 da NBA
Divulgação/HoustonRockets
Nenê Hilário será um dos três brasileiros na temporada 2018-19 da NBA

Os países com maior representatividade entre os 108 atletas internacionais são Canadá (11 jogadores), Austrália (recorde de nove), França (nove), Espanha (sete) e Alemanha (recorde de seis), seguidos de Croácia, Sérvia e Turquia (cinco). O Brasil tem três atletas inscritos para a temporada 2018-2019 da NBA : Nenê (Houston Rockets), Cristiano Felício (Chicago Bulls) e Raul Neto (Utah Jazz).

A abertura da temporada regular apresenta também 65 jogadores estrangeiros. O recorde de atletas nascidos fora dos Estados Unidos é de 113; de números de países e territórios, 42. Estes números foram alcançadas nos inícios das temporadas 2016-2017 e 2017-2018, respectivamente.

O Dallas Mavericks é a franquia com o maior número de estrangeiros (sete). Utah Jazz e Los Angeles Clippers possuem seis atletas internacionais. Boston Celtics, New York Knicks, Oklahoma City Thunder, Philadelphia 76ers e San Antonio Spurs apresentam cinco cada.

A 73ª edição da NBA começa nesta terça-feira com uma rodada dupla. No jogo de abertura, o Boston Celtics recebe o Philadelphia 76ers numa reedição das semifinais da Conferência Leste às 21h (horário de Brasília). No segundo jogo, o Oklahoma City Thunder visita o atual bicampeão Golden State Warriors às 23h30 (de Brasília).

O segundo jogo da temporada 2018-19 da NBA será entre Oklahoma City Thunder, de Westbrook, e o atual bicampeão Golden State Warriors, de Kevin Durant
Divulgação
O segundo jogo da temporada 2018-19 da NBA será entre Oklahoma City Thunder, de Westbrook, e o atual bicampeão Golden State Warriors, de Kevin Durant

Já nesta quarta-feira, a escolha número 1 do Draft, Deandre Ayton (Bahamas) e o Phoenix Suns vão receber o Dallas Mavericks, da escolha 3, Luka Doncic (Eslovênia), às 23h30min (de Brasília). O confronto será também o primeiro do técnico Igor Kokoskov, primeiro não norte-americano a dirigir uma equipe da NBA, e treinador de Doncic na seleção eslovena.

Há ainda um recorde de 26 atletas que passaram pelo programa Basketball Without Borders (Basquete Sem Fronteiras) na abertura da temporada regular, entre eles Joel Embiid (76ers / Camarões / BWB Africa 2011), Jamal Murray (Denver Nuggets / Canadá / BWB Global 2015), Dario Saric (76ers / Croácia / BWB Europa 2010) e Ayton (BWB Global 2016).

O BWB é um programa global de desenvolvimento de basquete compartilhado por NBA e Fiba (Federação Internacional de Basquete) que revelou mais de 55 atletas para o Draft da NBA ou que assinaram com equipes da liga como agentes livres desde 2001.

Leia também: Time de Michael Jordan na NBA causa polêmica por "incentivar infidelidade"

Veja abaixo marcas e curiosidades sobre atletas internacionais para a temporada 2018-2019 da NBA:

Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, vai estabelecer recorde de 21 anos no mesmo time na temporada 2018-19 da NBA
DIVULGAÇÃO/NBA
Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, vai estabelecer recorde de 21 anos no mesmo time na temporada 2018-19 da NBA
  • Ao todo, 11 jogadores internacionais que já foram NBA All-Stars estão inscritos para a noite de abertura: Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks / Grécia), Luol Deng (Minnesota Timberwolves / Sudão do Sul), Goran Dragic (Miami Heat / Eslovênia), Embiid, Al Horford (Celtics / República Dominicana), Marc Gasol (Memphis Grizzlies / Espanha), Pau Gasol (Spurs / Espanha), Kyrie Irving (Celtics / Austrália), Dirk Nowitzki (Mavericks / Alemanha), Tony Parker (Charlotte Hornets / França) e Kristaps Porzingis (Knicks / Letônia).
  • Nowitzki vai estabelecer um novo recorde na NBA com o maior número de temporadas defendendo a mesma equipe (21), ultrapassando Kobe Bryant, que atuou por 20 anos pelo Los Angeles Lakers. Nowitzki vai se igualar no número total de temporadas (21) a Robert Parish, Kevin Willis, Kevin Garnett e Vince Carter, que hoje atua pelo Atlanta Hawks, e que também está iniciando sua 21ª temporada na liga.
  • Como parte do NBA.com 2018-2019 GM Survey (nba.com/gmsurvey/2018), Antetokounmpo foi votado como a opção número 1 pelos gerentes-gerais como o jogador ideal para se começar uma franquia. Murray foi votado como o número 1 entre os jogadores que deve ter a temporada mais impactante.
  • Pau Gasol precisa de 15 pontos para ultrapassar David Robinson (20.790 pontos) para chegar ao 38º lugar entre os maiores cestinhas de todos os tempos e 105 para superar Bob Pettit (20.880) na 37ª posição entre os principais pontuadores da história.
  • Tony Parker precisa de 306 pontos para passar Bob Lanier (19.248 pontos) para chegar à 50ª posição entre os maiores cestinhas de todos os tempos.
  • Yuta Watanabe (jogador two-way do Grizzlies / Japão / NBA Global Camp 2018) busca ser o Segundo jogador japonês a atuar na NMBA (Yuta Tabuse / Suns 2004-2005).

Leia também: JR Smith será multado pela NBA toda vez que mostrar nova tatuagem em jogos

Além dos 108 jogadores internacionais na abertura da temporada 2018-2019 da NBA , há seis atletas estrangeiros de cinco países com contratos ‘two-way’. Pelo segundo ano consecutivo, as equipes da NBA podem assinar até dois acordos nesse modelo. Esses contratos possibilitam que os jogadores joguem por até 45 dias na franquia da liga, desde que passem a maior parte da temporada no time afiliado da G-League (liga de desenvolvimento).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!